Terça, 20 de Fevereiro de 2018

INFLAÇÃO

Comer fora de casa está 5,5% mais caro este ano

12 OUT 2010Por Infomoney18h:46

Passados nove meses do ano, a alimentação fora de casa já está 5,50% mais cara, superando a alta dos preços dos alimentos e bebidas em geral no período, de 4,61%, de acordo com os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgados na última semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dentro do item alimentação fora do domicílio, as refeições registraram alta acumulada no ano de 6,11%. Porém, a maior elevação foi verificada no cafezinho, cujo preço aumentou 6,68% neste ano. O menor aumento foi verificado nos preços dos doces, que variaram 3,16% no período.

Já em 12 meses terminados em setembro, o consumidor que se alimenta fora de casa já está desembolsando 7,71% mais que no período anterior. Neste caso, o destaque ficou com a refeição, que pesou 8,88% a mais no bolso, seguida pelo chopp, que ficou 8,78% mais caro no período. Depois, aparecem o refrigerante e água mineral (8,30%) e outras bebidas alcoólicas (8,16%).

Considerando apenas setembro, os preços dos itens que compõem o grupo alimentação fora de casa aumentaram 0,49%, sendo que o chope se destacou, com alta de 1,43%.

No Brasil
No acumulado do ano até agosto, consumidores do Belo Horizonte e Fortaleza foram os mais penalizados pelo aumento de preços ao comer fora de casa.

Leia Também