Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

LUTO

Começa em Buenos Aires cortejo fúnebre de Néstor Kirchner

29 OUT 2010Por Agência Telam 15h:18

Depois de momentos de muita emoção, terminou o velório do ex-presidente Néstor Kirchner no Salão dos Patriotas Latino-Americanos da Casa Rosada, sede do governo. Acompanhado por milhares de pessoas que ignoram a chuva e com o canto da Marcha de São Lourenço, pelo Regimento de Granadeiros, o corpo do ex-presidente está seguindo para o Aeroparque, de onde será levado para Rio Gallegos, cidade natal de Kirchner.

As últimas duas horas do velório foram seguidas de momentos emocionantes, como o instante em que a presidente Cristina Kirchner fez uma saudação e reuniu-se com militantes, jovens e funcionários da Casa Rosada que se agruparam ao lado do caixão de Kirchner. Momento especial foi registrado quando garçons que serviram o ex-presidente durante seu governo se aproximaram do caixão e, em lágrimas, aplaudiram-no.

Minutos depois, o hino nacional foi cantado espontaneamente por todos que se encontravam no salão, como parte das homenagens ao ex-presidente. Um homem que prestava homenagens a Kirchner começou a cantar e, logo em seguida, ele foi acompanhado por todos os presentes. As manifestações registraram novo momento de emoção quando outro homem, que se apresentou como dirigente rural, agradeceu a Kirchner por ter sido o "presidente que levou mais rentabilidade ao campo".

Ele disse que desde a gestão de Néstor e Cristina Kirchner "nunca mais um único hectare da Argentina foi arrematado", palavras que levaram a presidente às lágrimas. Ela se inclinou sobre o caixão do marido e, em seguida, aproximou-se do líder rural para abraçá-lo.

Grupos de operários usando capacetes amarelos e que trabalham na ampliação do metrô de Buenos Aires, integrantes da Juventude Peronista e representantes dos povos originários se aproximaram para oferecer condolências à presidente, assim como personalidades do mundo do espetáculo como Leonardo Sbaraglia e Fabián Vena. Os operários do metrô portenho entregaram um capacete amarelo à presidente, que o colocou sobre o caixão do marido.

O cortejo fúnebre que leva o corpo de Kirchner seguirá até o Aeroparque pelas avenidas N. Além, 8 de Julho, Libertador, Salguero e Avenida Costeira, locais onde grande número de pessoas aguarda a passagem da caravana.

Leia Também