Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Começa a funcionar sistema que bloqueia celular "xing ling"

Começa a funcionar sistema que bloqueia celular "xing ling"
17/03/2014 13:00 - portal a tarde


Começou a funcionar nesta segunda-feira, 17, o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga) desenvolvido pelas operadoras brasileiras que vai bloquear aparelhos não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre os aparelhos estão celulares, smartphones e tablets - tanto piratas, quanto originais, mas comprados fora do País e não certificados no País.

Nesta primeira fase, o Siga vai fazer um registro dos aparelhos que funcionam no País - números que a Anatel ainda não possui. A partir de setembro é que os bloqueios devem começar. A Anatel possui um site em que lista os aparelhos homologados.

O custo do sistema, cerca de R$ 10 milhões, foi bancado pelas operados Oi, Claro, TIM e Vivo. A intenção é retirar do mercado produtos de baixa qualidade, principalmente os aparelhos conhecidos como "xing ling" - feitos na China. Segundo a Anatel, eles podem prejudicar a saúde dos usuários e provocar ruídos na rede das operadoras.

Felpuda


O desgaste de antigas lideranças nacionais, com reflexo em nível local, é a maior preocupação dos dirigentes de partidos para as eleições deste ano, que terá reflexo em 2022. Em épocas passadas, essas figurinhas cruzavam os céus do País para visitarem os municípios e pedirem que a população votasse em seus ungidos. Agora, com pendências judiciais e poder enfraquecido, dificilmente seriam convidadas. A pandemia, que resultou no isolamento social, foi a pá de cal.