Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Com medo de terremoto, 20% dos romanos pedem dia de folga

12 MAI 2011Por terra02h:00

Cerca de 20% dos moradores de Roma pediram o dia de folga ou faltaram aulas nesta quarta-feira após as profecias apocalípticas anunciadas por um sismólogo e astrônomo autodidata de um terremoto devastador.

Nesta quarta, "20% dos romanos não trabalharam, aparentemente por causa de um terremoto. Os hotéis e casas de campo registraram aumentos anormais de turistas para a época do ano", reconheceu com ironia o Secretário da Associação dos Direitos do Consumidor, Primo Mastrantoni.

O temor de que Roma desapareça repentinamente por um terremoto provocou pânico na comunidade chinesa da cidade, que se concentra no centro do bairro Esquiolino, onde 9 entre 10 estabelecimentos comerciais estavam fechados.

"Fechado para balanço", informa um dos cartazes em um dos pequenos mercados de Piazza Vittorio.

"Muitos romanos são supersticiosos, acreditam em magos, bruxas e astrólogos", comenta Mastrantoni.

Durante meses, blogs, páginas da internet e redes sociais debatiam a previsão de Raffaele Bendandi, que em 1923 previu um terremoto e errou por dias, e teve as teorias estudadas por pesquisadores especialistas.

"Na milenar história de Roma não há registro de fortes tremores de terra", informa o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.

A entidade registrou 25 tremores de baixa magnitude durante o dia, mas todos ao sul da península, perto do vulcão Etna e nenhum na região de Lazio, onde fica Roma.

Apesar dos anúncios tranquilizadores, 400 pessoas passaram a noite de terça para quarta-feira na esplanada do Circo Máximo e outros foram passar o dia nos subúrbios e parques da capital, aproveitando o clima de primavera.

"Foi uma notícia falsa", repetem as autoridades, salientando que Bandini, que morreu aos 86 anos em 1979, nunca previu um terremoto em Roma nesta época.

Para a Fundação Bendandiana, que mantém o legado de Bandandi, "é uma notícia totalmente inventada, obra de alguém que sabe que a única pessoa confiável na Itália para fazer uma previsão como essa seria Bendandi".

A entidade garantiu que as únicas previsões sísmicas feitas por Bendandi são para 2521, ano em que, segundo seus estudos, a posição do planeta causaria tremores de grande intensidade na Terra.

Leia Também