Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

Diversão em família

Colônia japonesa na Capital prepara-se para o Undokai

14 MAI 2011Por OSCAR ROCHA00h:00

Uma festa ressaltando o esporte e brincadeiras como atrações chega à 26ª edição na Capital. Trata-se da Undokai, realizada pela Associação Nipo-Brasileira e que já faz parte do calendário oficial de festejos de Campo Grande. O evento acontecerá amanhã, das 8h às 17h, na sede de campo da associação, na saída para Três Lagoas. O nome da festa une dois termos japoneses “undô” – esporte e movimento – e “kai” – reunião –, podendo ganhar a tradução livre como “festa dos esportes” ou “gincana das famílias”.

A origem remontaria ao século 19, já que há relatos que descrevem a atividade entre os primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil. O motivo seria homenagem ao imperador. Por outro lado, ganharia mais espaço após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão passou por período de reconstrução, sendo necessária a união de todos os habitantes para concretizá-la. “A gincana, com participação de pessoas de todas as idades, serviu para destacar a autoestima da população depois de período complicado pelo qual passava o Japão com o fim da guerra”, explica o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nipo-Brasileira, Marcos Tiguman.

Com o passar dos anos, a tradição ganhou corpo em outros pontos do planeta – locais onde estavam presentes grande concentração de nipônicos e seus descendentes. No Brasil, vários lugares realizam o evento, sempre entre maio e agosto.

Leia mais no jornal Correio do Estado

Leia Também