Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

CAMPEONATO BRASILEIRO

Clubes entregam dossiê de unificação dos títulos nacionais à CBF

10 NOV 2010Por GAZETA ESPORTIVA23h:13

A presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recebeu nesta quarta-feira um dossiê pedindo a unificação dos títulos nacionais conquistados desde 1959, com a criação do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Estiveram presentes na sede da entidade representantes de Santos, Cruzeiro e Botafogo, que contaram com o aval de Palmeiras, Bahia e Fluminense.
A reunião durou cerca de duas horas, nas quais foram apresentados documentos impressos e um vídeo de oito minutos sobre a questão. A proposta é de unificar as conquistas de âmbito nacional, uma vez que a CBF considera campeão brasileiro os clubes que venceram a competição nacional desde 1971.
O dossiê, no entanto, afirma que a competição passou a ter esse nome apenas em 1989, justamente quando Teixeira chegou ao poder na CBF - era conhecida por Campeonato Nacional, Copa Brasil e Copa União. Portanto, os títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Taça Brasil e Taça de Prata, entre 1959 e 1970, seriam tão válidos quanto os atuais.
"Nós vamos mandar fazer uma análise em cada um dos setores, o setor técnico, enfim, para ver da possibilidade da legalidade dessa iniciativa, mas que, a princípio, é factível", afirmou Ricardo Teixeira, em declaração ao site da CBF. Dimas Fonseca, diretor de futebol do Cruzeiro, viu a reunião como muito produtiva para os interesses das equipes.
"Apesar de não ter feito nenhuma promessa, o presidente Ricardo Teixeira recebeu bem a documentação e nós saímos muito felizes com a conversa. O conteúdo do dossiê nos dá uma tranquilidade de que a análise possa resultar no reconhecimento dos títulos", afirmou o diretor do Cruzeiro.
Bahia, Santos, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro e Botafogo são exatamente os clubes que serão beneficiados se a unificação for confirmada - são os únicos a conquistar títulos no período anterior a 1971. O sistema de disputa era diferente do Brasileirão, com mata-mata regionalizado. O Palmeiras, por exemplo, conquistou a Taça Brasil de 1960 depois de apenas quatro jogos disputados.
Maiores campeões - Caso a unificação seja confirmada pela CBF, Palmeiras e Santos passarão a ser os maiores vencedores nacionais, com oito conquistas. O Verdão levou os brasileiros de 1972, 1973, 1993 e 1994, além das Taças Brasil de 1960 e 1967 e os ?Robertões'' de 1967 e 1969. O Peixe teria a taça dos Brasileirões de 2002 e 2004, além de cinco Taças Brasil (1961 a 1965) e um Robertão (1968).

Leia Também