Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

domingo, 17 de fevereiro de 2019 - 17h02min

PADILHA

Clima é positivo para discutir recursos à saúde

9 MAR 11 - 00h:02AGÊNCIA ESTADO

Com o cuidado de não falar da volta da CPMF ou na criação de um novo imposto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem que "há um clima positivo no Congresso, na base aliada e na oposição, para debater avanços nos mecanismos de gestão, regra estável de financiamentos e recursos crescentes para a saúde". O ministro afirmou que a origem desses recursos deverá ser discutida entre parlamentares, governos, prefeituras e a sociedade.

Padilha repetiu uma frase que disse ter ouvido de um professor durante um congresso médico: "Os recursos têm de vir nem que seja da lua, de Marte, do pré-sal, de onde quer venha. Mas tem que ter recursos crescentes para a saúde". O ministro disse ter a expectativa de que o Congresso vote ainda este ano a emenda constitucional 29, que fixa regras de limite mínimo de aplicações em recursos para a saúde e de atribuição de municípios, Estados e da União.

Aids. Depois de passar por Recife, Padilha está no Rio divulgando a campanha de prevenção contra a Aids, que este ano tem foco nas mulheres jovens, de 13 a 19 anos. Segundo o ministro, as pesquisas mostram que nesta faixa etária há mais jovens infectadas do que rapazes, principalmente no Norte e no Nordeste. Serão distribuídas durante o carnaval 85 milhões de camisinhas em todo o País.

O Ministério da Saúde também montou tendas para teste rápido de HIV no Rio, Recife, Salvador e São Paulo. O resultado do teste sai em 10 minutos. "Muitas jovens de 13 a 19 anos não tiveram referências da prevenção da Aids que outras gerações tiveram. A campanha quer estimular a exigir a camisinha do parceiro. E queremos chegar ao diagnóstico precoce porque um grande número de pessoas morre em consequência do diagnóstico tardio", afirmou Padilha.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Desbloqueio de rio pela PF resulta   em confronto com manifestantes
RIO PARAGUAI

Desbloqueio de rio pela
PF resulta em confronto

PM encontra 185 quilos de droga em residência no bairro Itamaracá
TRÁFICO

PM encontra 185 kg de droga em residência no Itamaracá

Governo espera resultado de prova para avaliar novo concurso
PROFESSORES

Estado espera resultado para avaliar novo concurso

Militares e PSL disputam sucessão de Bebianno no governo Bolsonaro
BRASIL

Militares e PSL disputam sucessão de Bebianno no governo Bolsonaro

Mais Lidas