Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Manchete

Classe C vai decidir eleição brasileira, diz 'El País'

3 OUT 2010Por 11h:58

ROBERTO COSTA

Uma reportagem publicada na edição deste domingo do jornal espanhol El País afirma que "a classe C" decidirá quem será o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o jornal espanhol, os 30 milhões de brasileiros que saíram da pobreza nos últimos dez anos serão os responsáveis por decidir os rumos da eleição no país.

"São homens e mulheres que mantêm uma economia muito modesta, mas que puderam pela primeira vez abrir uma conta corrente, ter acesso a um pequeno crédito ou comprar a prazo um freezer ou uma máquina de lavar", escrevem os jornalistas Soledad Gallego-Díaz e Juan Arias.

"[Eles são] a autêntica imagem deste novo Brasil que o resto do mundo olha com expectativa e deslumbramento."

O jornal destaca que a classe C hoje não está concentrada apenas nos lugares mais ricos do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas também espalhada pelos Estados pobres do Nordeste.

No entanto, o jornal afirma que o Brasil ainda tem muitos problemas, já que grande parte da população ainda vive na pobreza. Outro desafio, de acordo com o El País, é melhorar a qualidade da educação da Classe C.

Leia Também