Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

INTERNACIONAL

Cinzas de vulcão islandês devem chegar à Escócia, França e Espanha

22 MAI 2011Por R723h:26

A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvötn deve alcançar a Escócia nesta terça-feira (24) e pode chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na próxima quinta-feira (26), se as emissões continuarem com a mesma intensidade, informou neste domingo (22) a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).

O organismo europeu de controle aéreo publicou em seu site que a nuvem alcançará, primeiramente, o norte da Escócia

- Se as erupções vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem pode alcançar o oeste do espaço aéreo francês e o norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio.

O Eurocontrol afirma que não está previsto nenhum fechamento de espaços aéreo neste domingo nem na segunda-feira (23) na Europa, com exceção do já anunciado fechamento na Irlanda mais cedo.

Através da rede social no Twitter, a Eurocontrol havia dito que a situação não afetaria os voos no resto da Europa, nem os voos transatlânticos, depois que o vulcão entrou em atividade na noite passada.

No ano passado, a erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull, provocou um caos aéreo durante semanas que colapsou o tráfego internacional de toda a Europa.

Já a última erupção do vulcão Grimsvötn, o mais ativo do país, ocorreu em 2004 e durou poucos dias. Ele fica em uma região despovoada no sul do país, onde há habitantes em um raio de 100 km ao redor da cratera.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também