Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

Cinema do Horror tem Thelma e Louise na quinta-feira

9 OUT 2010Por 18h:41

O projeto “Cinema d(e) Horror” exibe na próxima quinta-feira (14), o filme “Thelma & Louise”, às 18h30, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante o período de reforma do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é gratuita e a classificação de 14 anos.

O filme “Thelma & Louise” (EUA/1991/drama/130min) tem direção de Ridley Scott e conta a história de Thelma (Geena Davis) que é uma dona de casa entediada e Louise (Susan Sarandon) que é garçonete em uma lanchonete. Juntas, elas partem em um conversível para uma pescaria. No entanto, as coisas não acontecem exatamente como elas haviam planejado. Um encontro com um bêbado desbocado transforma a inocente “fugidinha de fim de semana” em uma fuga pelo país que muda suas vidas para sempre.

“Thelma e Louise é um filme de apelo cômico e com ares de aventura, que lança mão de um enredo aparentemente banal para tratar de graves questões como a violência, o trauma e suas possíveis consequências”, explica Angélica Catiane da Silva de Freitas, acadêmica do Mestrado em Estudos de Linguagens – UFMS e responsável pela mediação do debate após o término do filme.

“A leitura que se propõe sobre o filme tem como objetivo observar como uma determinada sociedade pode contribuir para a intensificação de certos tipos de violência, por via de ideologias que não apenas procuram justificar, mas abalizar comportamentos que muitas vezes desencadeiam acontecimentos com consequências irreversíveis”, complementa Angélica.

O projeto Cinema d(e) Horror tem como parceira a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sendo coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carol Sartomen, mestranda de Estudos Linguagens da UFMS. Tem duas exibições mensais e conta com a participação de alunos graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratem da categoria "Horror" no plano das artes e tem a participação da sociedade campo-grandense.
 

Leia Também