Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Cientistas desenvolvem teste que pode determinar tempo de vida

17 MAI 2011Por terra03h:00

Um teste de DNA que aponta o quanto uma pessoa irá viver estará à venda ainda neste ano na Grã-Bretanha. O preço será em torno de 435 libras. O experimento é baseado em uma análise do comprimento dos telômeros de cada pessoa - estruturas nas extremidades dos cromossomos. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail .

Críticos alegam que a nova tecnologia abrirá uma "caixa de Pandora", pois temem que as empresas de seguro podem demandar a realização do teste antes de fechar algum contrato. Entretanto, os cientistas dizem que o teste pode fornecer informações vitais de desordens relativas à idade, doenças cardiovasculares até Alzheimer e câncer.

O experimento calcula o tamanho do comprimento dos telômeros de cada pessoa. Um telômero de curto comprimento está relacionado a uma morte biológica mais precoce que um telômero maior. Porém, o teste não pode prever o exato número de meses e anos que uma pessoa ainda tem de vida, já que a genética não é o único fator determinante na morte de uma pessoa. Os cientistas acreditam que a nova tecnologia vai se generalizar dentro dos próximos 5 ou 10 anos.

Leia Também