Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem camiseta capaz de recarregar celulares

13 JUL 12 - 00h:00TERRA

Cientistas da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, estão trabalhando no projeto de uma camiseta capaz de armazenar energia elétrica. De acordo com a BBC, o objetivo do experimento é dar um passo adiante na fabricação de roupas que poderiam recarregar telefones celulares e outros aparelhos.

Com o crescente mercado de smartphones e dispositivos móveis, os pesquisadores identificaram a necessidade de criar uma alternativa de energia portátil. A ideia de armazenamento energia em uma camiseta surgiu quando os cientistas compraram uma peça comum e a mergulharam em uma solução de fluoreto, para depois deixá-la secar num forno a temperaturas elevadas. Durante o processo, as fibras do tecido se transformaram, passado de celulose para carbono ativado, mas o material manteve siua flexibilidade.

O experimento ainda demosntrou que usar pequenos pedaços de tecido como um eletrodo, faz com que o material atue como um capacitor. Com o revestimento de fibras carbonizadas com óxido de manganês, de apenas um nanômetro de espessura, o desempenho é ainda melhor.

"O processo gerou um desempenho estável em supercapacitores", disse Xiaodong Li, professor de energia mecânica que trabalha no projeto, contando que mesmo depois de milhares de ciclos de carregamento e descarregamento, o desempenho do supercapacitor não diminuiu mais que 5%. Para os cientistas, a camiseta é um formato ideal, pois é uma peça que já é usada cotidianamente pela maioria das pessoas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

JUSTIÇA SUSPENDEU

Bolsonaro diz que vai manter passaporte diplomático de Edir Macedo

DIREITOS HUMANOS

Brasil cai três posições em ranking de liberdade de imprensa

SEMANA SANTA

Papa Francisco lava pés de brasileiro e outros 11 presos

Decisão de Toffoli libera Lula <br>para conceder entrevista
LIMINAR PERDEU EFEITO

Decisão de Toffoli libera Lula
para conceder entrevista

Mais Lidas