Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

Casos médicos

Cientistas americanos explicam condição do 'homem árvore'

19 JAN 14 - 15h:30Terra

No meio da selva de Java, Dede Koswara se lamenta a um canal de TV: "eu queria ser curado para poder pescar e ter dinheiro para sustentar meus filhos". O indonésio ficou conhecido mundialmente como o "homem árvore" por causa de suas mãos lembraram troncos.

Durante anos, o problema era um mistério. Foram médicos dos Estados Unidos que solucionaram o enigma. O problema de Koswara é causado por duas condições. A primeira é uma rara deficiência imunológica. A segunda é uma infecção pelo vírus do papiloma humano (o HPV, que causa certos tipos de câncer).

O HPV costuma causar algumas verrugas nos portadores. Contudo, o sistema imunológico do indonésio impede que ele combata o vírus - que ataca as células produtores de queratina. A produção descontrolada dessa proteína causa as verrugas gigantes em Koswara, que lembram os troncos de árvore.

Para melhorar a condição de Koswara, os médicos chegaram à conclusão que eram necessárias duas ações - tratar a infecção e retirar as verrugas por cirurgia. A operação foi realizada com sucesso em 2008.

"Dificilmente Dede será completamente curado da infecção pelo vírus da verruga. Nossos objetivos são um melhor controle da infecção, melhora da aparência e de sua habilidade de mover as mãos e, assim, melhorar sua qualidade de vida", diz Anthony Gaspari, chefe da dermatologia do Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), que tratou o indonésio.

A previsão de Gaspari se concretizou. Apesar de ter recuperado parcialmente os movimentos das mãos e poder fazer coisas que não fazia há anos - como pescar -, o indonésio sofreu com o retorno das verrugas. Para levar uma vida mais tranquila, Koswara precisa de operações constantes para retirar os "troncos" de suas mãos e controlar a condição que, segundo Gaspari, é uma dos casos de dermatologia mais extremos já vistos por ele.

Com informações dos jornais Los Angeles Times e Metro, da agência Reuters e da TV HLN. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Previsão indica pancadas de chuva nesta semana em MS
TEMPO

Previsão indica pancadas de chuva nesta semana em MS

Bruna criou perfil na internet para difundir sua paixão pelo chá
AMOR PELO CHÁ

Bruna criou perfil na internet para difundir sua paixão pelo chá

MEDIDA PROVISÓRIA

Senado vota transferência do Coaf para o BC na próxima terça

CLÁUDIO HUMBERTO

“Acho muito razoável [Bolsonaro vetar], acho bem razoável”

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião