Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Cérebro

Ciência comprova que beijo de mãe alivia dor

8 MAI 2011Por BOLSA DE MULHER04h:32

Está cientificamente comprovado: beijinho de mãe é capaz de aliviar a dor de um filho. A pediatra e especialista em dor do Hospital Pequeno Príncipe, em São Paulo, Luciane Valdez, explica que toda vez que se dá ou recebe carinho uma área do cérebro, responsável por liberar descargas elétricas que diminuem a dor da criança, é ativada.


Além do beijo e dos carinhos, outros gestos da mãe se mostram também eficazes. "Massagem, cafuné, colo: sabemos que todas essas demonstrações de afeto provocam essa sensação de prazer e proteção. A dor não é só o trauma, tem uma história por trás, é multifatorial. E a intensidade e valorização variam de acordo com a pessoa", relata a pediatra.

A medicina revela ainda que é importante também que os filhos demonstrem afeto aos pais. "Todos buscamos pessoas que nos acolham. Notamos que doenças crônicas são mais comuns em pessoas mais sozinhas, deprimidas. Para uma boa recuperação, seja em casa ou num hospital, é essencial o carinho da família, da equipe médica, dos profissionais de saúde envolvidos", explica.

Leia Também