quarta, 18 de julho de 2018

PMA

Chuva atrapalha buscas pela onça pintada no Parque do Prosa em Campo Grande

30 OUT 2010Por EVELIN ARAUJO11h:34

A chuva que começou há pouco em Campo Grande atrapalha as buscas pela onça pintada que fugiu, ontem de manhã, do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Os seis cachorros envolvidos na operação sentem dificuldade em rastrear o animal através do faro por causa da umidade.

Segundo o biólogo e funcionário da Gerência de Recursos de Pesquisas e Fauna, Vander Fabrício, a equipe aproveita o intervalo para que os cachorros possam descansar um pouco.

A previsão é de que daqui a meia hora todos voltem a caça do animal. Muitos funcionários do Cras estão trabalhando hoje e os guardas do parque fizeram, pela manhã, a limpeza de todas as trilhas, para que as folhas caídas não impeçam a marca das pegadas da onça no solo.

Durante a noite, a ronda local da Polícia Militar avistou o animal próximo à sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e os policiais militares ambientais já procuraram o animal pela região.

A onça bebeu água no córrego Prosa, na área que fica dentro do Cras, durante a noite passada. “Nós vimos marcas da pata de outros animais e pegadas da onça no local, o que indica que ela está aqui na região”, disse Vander. “Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a onça não saiu correndo por aí. Ela se escondeu em um lugar e vai ficar por ali”, explica.

 

Plano de captura

“A ideia é que poucas pessoas andem pela mata, para não espantar a onça. Nós passamos a manhã procurando pela região que circunda o Parque e na região mais próxima ao centro. Agora nós vamos buscar nas áreas de fora para dentro da reserva. Os seis cachorros, quando encontrarem a onça, vão cercá-la e para que ela suba em uma árvore. Assim nós poderemos atirar o tranquilizante com a pistola e capturá-la”, finaliza Vander.

Toda a Polícia Militar Ambiental está envolvida na operação, vigiando as Avenidas do Parque dos Poderes com policiais que estão trabalhando em turnos. Outra equipe assume a operação a partir das 14h.

Leia Também