Segunda, 11 de Dezembro de 2017

Chrome 32 renova aba inteligente, bloqueio de malware e modo Windows 8

16 JAN 2014Por techtudo07h:00

O Google lançou a mais recente versão do seu navegador, Google Chrome 32, com um novo visual no modo Windows 8, alerta específicos de conteúdo para as abas abertas, bloqueio automático de malware e controle de pais. O anúncio foi feito pelo gigante de buscas na terça-feira (14); confira as novidades.

Novo modo Windows 8

Uma das principais mudanças da versão 32 do Google Chrome fica por conta do modo Windows 8, que ganhou o gerenciamento de múltiplas janelas e também novos atalhos para o Google App launcher.  

google-chrome-32-windows-8Google Chrome 32 chega com nova interface no modo Windows 8 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No geral, a nova interface é praticamente idêntica à do Chrome OS, sistema operacional do Google, o que pode se tratar de uma tentativa do gigante de buscas de familiarizar os consumidores ao sistema.

Abas sinalizadas

A partir de agora, o Google Chrome promete ajudar também a identificar as abas abertas. Ao reproduzir qualquer tipo de som, o navegador exibirá um ícone de um alto-falante no canto direito da tela. 

Novas abas do Google Chrome sinalizam tipo de conteúdo em reprodução (Foto: Divulgação/Google)Novas abas do Google Chrome sinalizam tipo de conteúdo em reprodução (Foto: Divulgação/Google)


Já quando um site estiver captando a sua webcam exibirá um círculo vermelho no mesmo local. Há ainda um alerta de exibição de transmissão de abas para TV através do Chromecast, mas o aparelho ainda não é comercializado oficialmente no Brasil. Os ícones ajudam a identificar e acessar rapidamente determinadas abas, facilitando a busca pelo conteúdo que está sendo reproduzido em cada uma delas.

Bloqueio de malware

Alerta de malware no Google Chrome (Foto: Divulgação/Google)Alerta de malware no Chrome (Foto: Divulgação/Google)

O Google adicionou ainda na versão 32 do Chrome um novo sistema de navegação segura, que emite alertas automaticamente quando o usuário acessa um site ou arquivo malicioso.

A novidade, além de exibir um pequeno aviso no canto inferior da tela, também exige que os usuários realizem mais procedimentos para poder seguir em frente ao acessar o download de um arquivo ou uma página suspeita.

Controle de pais

Por fim, outra grande novidade do Chrome foi a adição de um sistema, ainda em fase de testes, de usuários supervisionados. É possível determinar, por exemplo, quais sites um usuário pode ter acesso.

A ferramenta deve ser bastante útil para pais que desejam manter os filhos em segurança ou para quem quer limitar o uso do navegador por terceiros. Para gerenciar os usuários supervisionados, basta acessar as configurações do Chrome em "Usuários Supervisionados".

usuários-supervisionados-1 (Foto: usuários-supervisionados-1)Chrome 32 agora dá controle de acesso a internautas sobre usuários supervisionados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As demais mudanças implementadas na nova versão do Chrome dizem respeito a novas ferramentas para desenvolvedores, além de correção de bugs. O Google Chrome 32 pode ser atualizado diretamente do navegador.

Leia Também