Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

OBRIGATÓRIO

Chip automotivo entra em vigor em 2013

Chip automotivo entra em vigor em 2013
12/08/2012 00:00 - INFOMONEY


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União de sexta-feira (10), resolução sobre a implantação do Siniav (Sistema Nacional de Indentificação Automática de Vecíulos) ou chip automotivo em todo o País.

Dispositivo deverá auxiliar a fiscalização dos automóveis, como velocidade, pagamento de licenciamento e rodízio municipal.

A instalação do sistema, que possui tecnologia similar ao do Sem Parar, será obrigatória para todos os veículos da frota nacional. A partir de 1º de janeiro de 2013, os carros novos já deverão sair de fábrica com o dispositivo, já o prazo para que toda frota tenha o chip é de 30 de junho de 2014.

Segundo o Contran, estudos revelam que o chip poderá custar até R$ 10, mas o preço final ainda não está definido. O custo para a implantação do chip será de responsabilidade do proprietário do automóvel e poderá ser cobrado junto com o licenciamento.
Instalação

O dispositivo será instalado no parabrisas dos veículos de passeio para facilitar a identificação, mas outros veículos poderão ter o chip em local diferente, como motos, carretas etc.

De acordo com a publicação, terminado o prazo para implantação total do dispositivo, os veículos sem o chip não poderão circular.

Felpuda


Partido está aos poucos montando a que vem sendo chamada de “chapa do quartel”, pois os pré-candidatos são oriundos da caserna. Há quem diga que os dirigentes da legenda ainda estão querendo pegar carona no “fenômeno Bolsonaro”, esquecendo-se que o presidente, embora vindo da área militar, está na política há 30 anos e o seu programa de governo agradou 57,7 milhões de eleitores. Dizem que tchurminha será obrigada a adicionar mais ingredientes no currículo, senão...