Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Chinês é resgatado após descer com balão em ilhas disputadas com Japão

2 JAN 14 - 13h:30FOLHAPRESS

Um cozinheiro chinês de 35 anos foi resgatado hoje pela Guarda Costeira japonesa ao tentar pousar com um balão em uma das ilhas de um arquipélago no mar do Leste da China, disputado por Pequim e Tóquio. As ilhas, chamadas de Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses, são um dos motivos para a crise diplomática entre os dois países, que se agravou em novembro após Pequim incluir o arquipélago em sua zona de defesa aérea.
Segundo a Guarda Costeira, o chinês deixou a Província de Fujian, perto de Taiwan, com a intenção de chegar à ilha de Uotsuri, que faz parte do arquipélago disputado entre os dois países. Os agentes foram acionados após receber um pedido das autoridades taiwanesas para que buscassem um homem desaparecido.

O homem e o balão foram encontrados duas horas depois a cerca de 22 quilômetros ao sul da ilha de Uotsuri. Horas depois, ele foi entregue a um barco patrulha chinês, que agradeceu o resgate em uma mensagem de rádio. As autoridades japonesas decidiram não apresentar nenhuma acusação contra o cidadão chinês por sua intromissão em suas águas territoriais, já que não era possível determinar o ponto exato em que o balão tinha caído ao mar.
A tensão na área das ilhas aumentou em setembro de 2012, quando o quando o Japão anunciou ter comprado as ilhas, que pertenciam a um dono particular japonês e eram patrulhadas por Tóquio. Desde então, os dois países fazem demonstrações de domínio, como o envio de barcos e aviões de patrulha.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ANOS 90

Com torneio como opção por vagas no Mundial, CBF é contra volta da Supercopa

Torneio reunia os campeões da Copa Libertadores
ESTADOS E MUNICÍPIOS

Bolsonaro sanciona lei que divide recursos do megaleilão do petróleo

Capital pede mais investimentos na área de infraestrutura
GOVERNO PRESENTE

Capital pede mais investimentos na área de infraestrutura

Presidente do Ibama diz que derramamento de óleo é situação inédita
PRAIAS DO NORDESTE

Presidente do Ibama diz que derramamento de óleo é situação inédita

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião