Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

China diz que construirá estação em 10 anos

28 ABR 2011Por diariodonordeste04h:32

Menos de uma década após levar o primeiro taikonauta (como são chamados os astronautas chineses) ao espaço, a China anunciou um ambicioso plano de construir uma estação espacial. O projeto deve ficar pronto em cerca de dez anos.

Com aproximadamente 60 toneladas, a nova estação será bem menor que a ISS (Estação Espacial Internacional), que tem 419 toneladas, e que a já desativada Mir, construída pela Rússia, que tinha 137 toneladas. A nave será composta de um módulo principal e de dois anexos, projetados para receber diferentes tipos de experimentos científicos.

O governo chinês agora quer que o público envie sugestões de nome para o projeto. A China costuma dar nomes poéticos a suas investidas espaciais. Suas sondas lunares, por exemplos, são batizadas de "Chang´e" em homenagem à deusa que representa o satélite. A Lua, aliás, é um dos maiores alvos da investida espacial chinesa. O país espera fazer sua primeira viagem à Lua em até dois anos. Uma missão tripulada também está programada para acontecer até 2025. Para analistas, o programa espacial chinês é sobretudo uma questão política, e para mostrar o poder do Estado.

Leia Também