Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EQUADOR

Chevron obtém vitória para não pagar multa

Chevron obtém vitória para não pagar multa
05/03/2014 00:00 - FOLHAPRESS


A petroleira americana Chevron obteve uma importante vitória na sua disputa para tentar impedir o pagamento de US$ 9,5 bilhões por danos ambientais no Equador. Segundo a Justiça americana, a decisão dos tribunais equatorianos "foi obtida por meios corruptos".

O juiz Lewis Kaplan, de Nova York, disse que há evidências "claras e convincentes" de que um juiz equatoriano foi subornado para decidir, em 2011, que a companhia deveria pagar US$ 18 bilhões -este valor foi reduzido pela Suprema Corte do Equador em 2013.

Segundo moradores locais, a Texaco, depois adquirida pela Chevron, contaminou um poço petrolífero no nordeste do Equador entre 1964 e 1992.

A decisão impede o advogado que teria subornado o juiz e os moradores de obter o cumprimento da sentença equatoriana nos Estados Unidos.

John Watson, presidente da Chevron, disse que "um veredicto claro nos EUA de fraude e extorsão" pode ser muito útil na defesa da companhia em outros países onde os queixosos tentam conseguir bens da empresa -Brasil, por exemplo.
 

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?