Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 21 de novembro de 2018

Chevrolet confirma o nome Onix para seu novo compacto

7 SET 2012Por uol carros05h:00

O mercado automotivo brasileiro está tão aquecido que coloca as fabricantes em guerra total, ou seja, até mesmo produtos que não competem pelo mesmo cliente são convocados para batalhar (ou no mínimo ofuscar) o rival. Assim, no mesmo instante em que a Ford anunciava à imprensa especializada a distribuição do novo EcoSport na Europa (para a marca do oval, "um passo importante para um produto tupiniquim"), a Chevrolet tratou de cravar que seu novo modelo compacto vai realmente se chamar Onix, como UOL Carros havia adiantado, mas sem acento circunflexo na letra O.

O anúncio oficial, divulgado no final da manhã desta quinta-feira (6), afirma que o Chevrolet Onix será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre outubro e novembro. Como já é sabido, teremos primeiro a carroceria hatchback, que deve chegar ao mercado de fato mais para o final do ano e terá uma dura missão -- enfrentar além do líder Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio, Nissan March, Renault Sandero, mas também os novos Toyota Etios hatch e Hyundai HB20 (estes dois últimos serão lançados no país neste mês de setembro, ainda que tardem um pouco a chegar às lojas).

Divulgação

Teasers da GM revelam que o novo Chevrolet Onix terá, como opcionais, painel com tela LCD touch screen e câmbio automático de seis marchas -- o mesmo utilizado por Cruze e Sonic


Divulgação

Depois, no começo de 2013, será a vez da chegada do Onix sedã -- a carroceria maior está em testes junto com o hatch, pode até ser apresentado este ano, mas ainda precisa de um tempo de maturação.

O novo modelo será fabricado na unidade de Gravataí (RS) e apesar de chegar primeiro como um dois-volumes deve aposentar, de cara, o Prisma, mantendo o Celta vivo ainda por um tempo. Passando a linha de automóveis da GM do Brasil a limpo, teremos após a estreia do novo modelo:

- Hatches: Celta, Onix, Agile, Sonic e Cruze.
- Sedãs: Classic, Onix, Sonic, Cobalt, Cruze, Malibu e Omega. 

O fato é que o Prisma não vende bem há algum tempo e isso contou para sua jubilação -- o Celta é o modelo mais vendido da marca no país (o quinto no ranking geral da Fenabrave), e seguirá posicionado abaixo do Onix, enquanto o veteraníssimo Classic (11º em vendas gerais) restará na linha por estar puxando os emplacamentos da marca no segmento de sedãs de entrada.

 

Divulgação e Divulgação

À esquerda, lanterna do VW Gol G5 na edição Seleção. No recorte, é possível ver como Chevrolet Onix (à direita) chega muito perto do modelo antigo daquele que será seu principal rival

MOSTRANDO OS DENTES
A GM trata de mostrar, também, que vai entrar preparada na disputa: a marca americana renovou todo o portfólio da Chevrolet desde o final de 2011, mas muitos dos produtos deixaram no ar a sensação de que faltava algo. A plataforma Gamma 2 -- utilizada em Cobalt, Sonic, Spin e que também é a base do Onix -- garante bom espaço interno e confirma a presença de itens de segurança, como airbags e freios com ABS desde as mais simples configurações. Mas não havia o "plus" (a Volks garante pacotes que podem deixar o Gol tão equipado quanto seus modelos de ponta, ainda que isso custe caro; a Fiat tem customização extrema e até versão Sporting de seu Uno; a Hyundai promete visual arrebatador e bons equipamentos para o HB20, enquanto a Toyota assegura confiabilidade).

É A CARA (OU A TRASEIRA) DO GOL
Uma das três imagens divulgadas pela GM junto com seu anúncio do nome do modelo também confirma outra informação dada anteriormente por UOL Carros: o Onix lembra muito o rival Gol. Demais mesmo, sobretudo sua traseira.

É impossível olhar para o recorte de um dos cantos do porta-malas e da lanterna traseira do modelo sem pensar estar mirando a traseira do antigo Gol G5 (antes da reestilização feita em julho).

Como dissemos, o Onix dois-volumes vai tentar atrair o comprador do Gol pela semelhança de alguns elementos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também