Terça, 20 de Fevereiro de 2018

BALANÇO

Cheques sem fundos têm menor percentual desde 2004, revela Serasa

21 OUT 2010Por O GLOBO08h:32

Em setembro de 2010, o número de cheques sem fundos no Brasil atingiu seu menor patamar para o mês desde 2004, revela pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quinta-feira. Do total de cheques compensados no mês foram devolvidos 1,59%.

No acumulado do ano, os cheques também registraram seu menor volume de devolução. De janeiro a setembro, o percentual de cheques devolvidos foi o menor desde 2004. Ao longo dos nove meses de 2010, houve 1,80% de devoluções.

Para os economistas da Serasa Experian, a queda da taxa de inadimplência com cheques é reflexo da maior disponibilidade de linhas de crédito aos consumidores.

Com maior disponibilidade de crédito, os consumidores diminuem a utilização do cheque pré-datado como meio de financiamento. Isto reduz o risco de inadimplência deste meio de pagamento, melhorando a qualidade.

O estudo também atribui o resultado ao bom momento vivido pela economia favorece uma administração mais eficiente do caixa das empresas, contribuindo para diminuir a incidência da devolução, por insuficiência de fundos, dos cheques emitidos por pessoas jurídicas.

Leia Também