INTERFERÊNCIA

Cheia no Pantanal tem influência de chuva na Bolívia

Cheia no Pantanal tem influência de chuva na Bolívia
21/03/2011 00:00 - Sílvio Andrade, de Corumbá


A intensidade das chuvas no Chaco Boliviano, ecossistema que integra o Pantanal, está interferindo na cheia que ocorre do lado brasileiro, em Corumbá. O transbordamento do Rio Tucavaca já inunda a planície do Jacadigo, um vale localizado na fronteira e cercado pela morraria, distante cerca de 50 quilômetros de Corumbá — com características de Pantanal, embora sem a rica fauna.

Influenciada pela planície pantaneira, Jacadigo também recebe água do Rio Paraguai, o qual, por sua vez, absorve a inundação causada pelo Tucavaca. A reportagem do Correio do Estado sobrevoou a região, ontem, e constatou o nível da inundação, que alaga pastos e isola algumas propriedades, a maioria de pequeno e médio porte. O gado começa a ser retirado para áreas ainda secas.

Leia mais no Jornal Correio do Estado

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".