Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

Chega ao mercado brasileiro primeiro supercomputador pessoal

17 MAI 2011Por ig05h:00

A SMB-Sunset lança no Brasil o HPC Box T1, primeiro computador pessoal com tecnologia de supercomputadores. O equipamento suporta até quatro processadores e trabalha com velocidade cem vezes superior a computadores convencionais. Comercializado sob encomenda, o supercomputador tem preço estimado em R$ 65 mil, na configuração máxima.

O equipamento possui processadores Tesla C2050 e C2070, da Nvidia. Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla é capaz de gerar um poder de processamento de 1 teraflops equivalente a um trilhão de cálculos por segundo. Para ter uma idéia, um computador comum com processador de quatro núcleos pode chegar até 12 gigaflops, cerca de cem vezes menos capacidade de cálculo.

O HPC Box em sua configuração máxima, com quatro processadores (4 teraflops), é equivalente ao supercomputador considerado número um há 10 anos, quando possuía praticamente o mesmo poder de processamento: 4,9 teraflops.

Pesquisas realizadas em sequenciamento genético, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica, entre outras, utilizam computadores com configurações semelhantes.

O supercomputador tem 70cm de altura, 70cm de largura e 30cm de profundidade

Leia Também