Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

EPIDEMIA

Chega a 200 o número de mortos por cólera no Haiti

23 OUT 2010Por Reuters 14h:52

O número de mortos pelo surto de cólera no Haiti chegou a 200, segundo informaram hoje a imprensa local e a ONG Oxfam, que cita o Ministério da Saúde do país.
A doença, cuja causa é desconhecida, já afetou 1.500 pessoas, segundo os dados divulgados pela Oxfam.

O surto teria começado a se propagar por várias cidades haitianas, embora isto não tenha sido confirmado pelas autoridades sanitárias.

Uma fonte médica disse hoje à Agência Efe que foram registrados alguns casos da doença em bairros populares de Porto Príncipe, a capital do Haiti.

Também foram identificados possíveis casos na ilha de La Gonâve, no litoral oeste do país, onde 20 casos de diarreia foram registrados, embora funcionários do centro médico da localidade afirmem que as moléstias podem estar relacionadas à ingestão de peixe contaminado.

Segundo testemunhas, os hospitais do departamento de Artibonite, a região mais afetada pelo surto de cólera, estão lotados. Além disso, há escassez de remédios para atender às centenas de contaminados, embora as autoridades oficiais insistam que há medicamentos suficientes.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o surto de cólera no Haiti poderia estar relacionado com a poluição de um rio situado nos arredores de Artibonite, onde vivem cerca de 150 mil pessoas.
 

Leia Também