sábado, 21 de julho de 2018

receitas

Chef de cozinha ensina torta de limão com merengue italiano

17 JAN 2011Por g105h:15

O chef de cozinha e confeiteiro Renato Lobato mostra, neste domingo (16), uma receita de uma torta de limão. Mas não é uma torta de limão qualquer. A que ele ensina é feita com massa sablet e com merengue italiano.

A escolha da fruta, segundo o chef, se deve ao fato de estarmos na estação do limão. A fruta é encontrada facilmente em supermercados, frutos de boa qualidade, e com preço mais baixo. Também são frutas da estação banana, maça, tangerina, pera, abacate, uva, maracujá, pêssego, figo, dentre outras.

Veja abaixo a sugestão de receita do chef Renato Lobato

Torta de Limão com Merengue Italiano

Ingredientes
Para a massa

75 g de manteiga
1 ovo
50 g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão
Aproximadamente 175g de farinha de trigo

Para o recheio

Suco de 4 limões
100 ml de água
1 colher (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro

Para o merengue

150 g de açúcar refinado
100 ml de água
2 claras

Modo de preparo
Da massa

Misture a manteiga, o açúcar, os ovos e as raspas de limão. Acrescente a farinha aos poucos até soltar da mão. Coloque dentro de um saco plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Depois de descansar a massa, coloque em um tabuleiro de torta baixa e abra a massa bem fina. Fure com um garfo toda a torta e leve para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos, deixe esfriar e reserve.

Do recheio

Coloque o suco de limão, a água e o amido em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar um pouco e acrescente o leite condensado e o creme de leite. Coloque dentro da massa já assada e leve a geladeira por 30 minutos.

Da cobertura

Bata as claras em neve e reserve. Leve o açúcar e a água ao fogo até reduzir em ponto de fio. Com a batedeira ligada coloque a calda aos poucos na clara em ponto de neve e deixe bater de 5 a 8 minutos. Retire a torta da geladeira e, com auxilio de um saco de confeitar, faça picos com o merengue italiano. Com auxilio de um maçarico queime um pouco da cobertura e coloque algumas raspas de limão para decorar.
 

Leia Também