quinta, 19 de julho de 2018

Venezuela

Chávez vai negar entrada de novo embaixador dos EUA

19 DEZ 2010Por R721h:48

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste sábado (18) que não permitirá a entrada no país do embaixador designado pelos Estados Unidos, Larry Palmer, que voltou a acusar de "desrespeitar" seu governo.

- O senhor Palmer aqui não entra (...) Se vier será preciso agarrá-lo em Maiquetía [aeroporto internacional venezuelano]. Nicolás [Maduro, ministro das Relações Exteriores da Venezuela], dê um café em meu nome e ao, mesmo tempo, diga "bye bye, não pode entrar neste país".

O presidente venezuelano afirmou que já comunicou por escrito ao governo dos Estados Unidos a posição de Caracas.

- Nós dissemos que não venha. Não se pôs a dizer o que disse à vontade lá nos Estados Unidos, desrespeitando a Venezuela, um grupo de dignos generais, o governo, a Constituição? Como vai ser embaixador? Ele mesmo se desabilitou.

Chávez fazia referência às respostas de Palmer a um questionário durante o processo de ratificação no Senado, nas quais afirmou que na Venezuela existe presença das guerrilhas colombianas e que as Forças Armadas sofrem influência cubana e têm moral baixo.

Na sexta-feira (17) o Parlamento venezuelano, de maioria governista, aprovou uma lei que dá a Chávez poderes excepcionais para governar por decreto, e sem necessidade de debate, pelos próximos 18 meses. A medida, fortemente criticada pela oposição, terá força na Câmara dos Deputados a partir de janeiro, quando se inicia o novo mandato dos legisladores.

Segundo o projeto de lei, Chávez poderá legislar em áreas como finanças, infraestrutura e habitação, segurança, defesa nacional, sistema socioeconômico, cooperação internacional, uso da terra urbana e rural, além da ordenação territorial.

Líderes da oposição se reuniram no começo da semana para tentar exigir que a lei não fosse aprovada. Para eles, o projeto de Chávez é uma tentativa do chefe de Estado de concentrar mais poder e ignorar os deputados, como afirmou o opositor Ismael García.

Leia Também