Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

Buenos Aires

Chávez e Kirchner têm encontro hoje

29 MAR 2011Por agência brasil09h:00

Ao desembarcar ontem (28) à noite em Buenos Aires, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu a unidade latino-americana. Chávez reúne-se hoje (29) com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Depois da Argentina, ele segue para o Uruguai, a Bolívia e a Colômbia.

As informações são da imprensa estatal da Venezuela, Agência Venezuelana de Notícias (AVN), e da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Segundo Chávez, vários acordos de cooperação serão assinados. A previsão era também visitar o Brasil, mas a incompatibilidade com a agenda da presidenta Dilma Rousseff obrigou-o a adiar o encontro. Ambos deverão firmar parcerias nas áreas de energia, alimentos, comércio e turismo, além de tecnologia.

Depois da visita à Argentina, Chávez segue para o Uruguai onde pretende se reunir com o presidente uruguaio, José Mujica. Em seguida, ele vai para Cochabamba, na Bolívia, onde tem encontro com o presidente boliviano, Evo Morales.

Na sexta-feira (1º), Chávez reúne-se com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na cidade de Cartagena de Índias. De acordo com a assessoria, o objetivo é fechar um acordo comercial que regulará as relações bilaterais.

No passado, as relações entre venezuelanos e colombianos ficaram estremecidas em decorrência do tratamento dispensado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe acusou o governo da Venezuela de proteger alguns guerrilheiros em seu território. Chávez negou.
 

Leia Também