Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

ASILO

Chanceler nega que presidente do Irã tenha pedido abrigo no Paraguai

4 ABR 2011Por EDILSON JOSÉ ALVES/PONTA PORÃ17h:33

O chanceler paraguaio Jorge Lara Castro desmentiu, ontem, durante entrevista a rádio AM 780, a informação de que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, teria pedido ao presidente Fernando Lugo que desse abrigo para o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi. Entretanto, ele confirmou que Lugo recebeu mesmo um telefonema do líder iraniano.
Castro disse que Ahmadinejad telefonou para o presidente paraguaio demonstrando interesse em fazer acordo comercial para importar carne bovina do país vizinho. “Não tem nada de negociação para receber o ditador líbio Muammar Kadhafi, que está lutando para se manter no cargo de presidente daquele país”, assegurou.
O chanceler disse que o presidente iraniano quer estreitar as relações comerciais com o Paraguai e demonstrou grande interesse pela carne bovina. “O Irã que formalizar acordos comerciais na área de alimentos e também em outras áreas, como na fabricação de tratores”, destaca.
A autoridade paraguaia disse que Mahmud Ahmadineyad quer aumentar a presença do Irã na América Latina e por isso que está mantendo conversações com o governo do Paraguai. “O objetivo é estreitar as relações com os países da América Latina através de acordos comerciais”, acrescenta.

Leia Também