Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

irregularidades

CGU aponta que 24 servidores federais foram expulsos em MS

14 JAN 14 - 17h:40Gabriel Maymone

Em Mato Grosso do Sul, 24 servidores públicos federais foram demitidos pelo governo em 2013, segundo relatório divulgado hoje (14), pela Controladoria-Geral da União (CGU). Nos últimos dez anos o número chega a 96, sendo que metade deste número foi expulso entre 2012 e 2013.

De acordo com o órgão, responsável pela fiscalização interna no Executivo, as punições são aplicadas por envolvimento de funcionários em diversos tipos de irregularidades, principalmente relacionadas a corrupção.

No país, foram 529 servidores expulsos em 2013. Destes, 429 concursados foram demitidos, 49 funcionários comissionados foram destituídos dos cargos e 51 tiveram a aposentadoria cassada.

Ministérios da Previdência Social (138), da Justiça (115), da Fazenda (86), da Educação (76) e da Saúde (24) lideram o ranking de servidores expulsos no ano passado.

A CGU possui em cada ministério uma unidade do Sistema de Correição da Administração Pública Federal, parte da atuação da CGU no combate à impunidade na esfera administrativa pública. Cada ministério pode analisar casos de expulsão de servidores, mas casos considerados 'delicados' ou 'complexos' são conduzidos pela própria CGU.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

DETALHAMENTO

Petrobras muda divulgação do preço dos combustíveis alegando mais transparência

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta terça-feira: "Atuação cirúrgica"

ARTIGO

Fausto Matto Grosso: "Sociedade de risco"

Engenheiro, professor aposentado da UFMS
OPINIÃO

Olivia Garcia de Carvalho de Freitas: "Lugar de criança é na escola?"

Advogada

Mais Lidas