Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

Nutrição

Cereal matinal ajuda a controlar hipertensão masculina

24 MAR 2011Por Veja03h:37

Comer o equivalente a uma vasilha de cereais todas as manhãs, especialmente os do tipo integral, pode diminuir em um quinto os riscos de hipertensão entre os homens. Os benefícios. contudo, não decorrem exclusivamente do fato de o alimento ser uma fonte rica em fibras. De acordo com pesquisadores da Northwestern Medicine, dos Estados Unidos, os ganhos residem na maneira pela qual os cereais são consumidos – com frutas, leite e sem adição de gordura saturada, sódio e açúcar em excesso.

"O cereal é algo fácil e gostoso de inserir na dieta. Além do mais, ele custa muito menos do que os medicamentos necessários para controlar a hipertensão", diz Jinesh Kochar, responsável pelo estudo. A adição de nozes, uva passa, frutas e leite oferece ao organismo quantidades de fibras e potássio importantes para o controle da pressão arterial.

Estudos anteriores já haviam apontado que as fibras, solúveis e insolúveis, têm um papel fundamental no controle da hipertensão. Além de ajudar a diminuir a absorção de gordura e a síntese do colesterol hepático, evitando o acúmulo de gordura nas artérias, conseguem aumentar a sensação de saciedade, limitando o consumo alimentar.

Pesquisa - Para chegar aos resultados, foram analisados dados de mais de 13.000 homens. Todos os participantes tinham pressão arterial normal e uma média de 52 anos quando o estudo teve início. Durante os 17 da pesquisa, no entanto, mais da metade deles desenvolveu hipertensão.

Nesse período, o grupo de homens que consumiam cereais uma vez por semana apresentou risco 7% menor de desenvolver a doença. Entre os que o faziam entre duas e seis vezes por semana, os riscos caíram 11%. Já entre os que adotaram os cereais como dieta diária, a queda foi de 19%.

Os pesquisadores agora querem realizar novos estudos para averiguar se, entre as mulheres, os efeitos são similares.

Leia Também