Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

SALÁRIO

Cerca de 39% da renda no Brasil vão para dívidas

24 OUT 2010Por ADRIANA MOLINA10h:10

O volume de dívidas dos brasileiros corresponde a 39,1% da renda, de acordo com o Banco Central do Brasil. E uma parcela de 23,8% fica comprometida mensalmente com o pagamento dos débitos existentes. Os percentuais preocupam, na avaliação da Serasa.

Nos últimos cinco anos, o número de brasileiros com dívidas superiores a R$ 5 mil, considerando todos os tipos de empréstimo, saltou de 10 milhões para 25,7 milhões, segundo o Branco Central do Brasil. Mas esse total pode ser muito maior, já que não considera os cidadãos que não têm conta em banco - cerca de metade da população.

Na avaliação da Serasa Experian, diante da falta de informações sobre o perfil das dívidas das famílias, e da capacidade de pagamento, o Brasil corre sério risco de enfrentar um cenário de superendividamento.

A preocupação é que embora muitos dos consumidores que devem mais de R$ 5 mil possam ter esse valor dentro do seu limite de crédito, outros tantos já estão mais endividados do que poderiam e, portanto, com alta probabilidade de inadimplência.

Com informações da Folha

Leia Também