Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

animais

Centro de Reabilitação abriga hoje 11 felinos

30 OUT 2010Por bruno grubertt09h:13

O Centro de Reablitiação de Animais Silvestres (CRAS) abriga 11 onças em sua estrutura, porém, apenas o exemplar que fugiu ontem é da espécie de onça pintada (Panthera onca), a mais famosa. As outras são onças pardas (Puma concolor), muitas delas filhotes, de acordo com o gerente de recursos pesqueiros e fauna do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Vander Fabrício.

De acordo com informações do Instituto Pró Carnívoro, a onça pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 quilos, 1,80 metro de comprimento e 75 centímetros de altura.

O animal demarca constantemente seu território e costuma subir em árvores quando se sente ameaçado. Por isso, nas buscas de ontem, foram usados cães com capacidade de sentir o forte cheiro da urina do animal e encurralá-lo em alguma árvore.

O felino se alimenta de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus. No entanto, quando não encontram esses animais, as onças podem se alimentar de animais domésticos ou gado de criação. (BG)

Leia Também