Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

LEVANTAMENTO

Censo escolar/2011 começa hoje em todo o Estado

25 MAI 2011Por Camapuã News15h:57

A partir de hoje, dia 25 de maio, o Sistema Educacenso está aberto para dar início ao Censo Escolar/2011, sendo seu preenchimento no endereço www.educacenso.inep.gov.br

A Secretária de Educação de Chapadão do Sul, através da responsável do censo escolar da rede municipal Maria Otilia M. S. Balbino, ressalta que as informações colocadas no Censo Escolar deverão estar de acordo com a realidade da escola e que deverão constar todos os dados da escola atualizados, as turmas, os alunos matriculados e frequentando a escola e os docentes em exercício na sala de aula.

A responsabilidade, a importância e o comprometimento com as informações são primordiais para alcançarmos um resultado de qualidade, veracidade e fidedignidade, enfatiza Maria Otília.

Realizado anualmente, o Censo é uma importante ferramenta no processo educacional. Por meio dele são coletas informações para traçar um panorama nacional da Educação Básica no País e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas como os de transferência de recursos públicos para merenda e transporte escolar.

Os dados também são utilizados para a distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino fundamental, juntamente com outra avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do IDEB, indicador que serve de referência para as metas do PDE, do Ministério da Educação e da Secretária de Educação.

O prazo para o fechamento do Censo Escolar em Mato Grosso do Sul vai até o dia 08/07/2011, independente da data nacional do INEP/MEC.

 

Leia Também