Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

tempo

Cemtec prevê diminuição do volume de chuva para os próximos meses

21 MAR 2011Por notícias ms12h:08

De acordo com as informações do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), com base na climatologia (mapas do Cptec - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), depois do auge de chuvas de verão, em que os valores excederam o histórico de 30 anos, a tendência é de considerável diminuição dos volumes de chuvas para os próximos meses. “isto porque o ano será de neutralidade (sem El Niño e La Niña)”, informou a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga.

Segundo ela, dias seguidos de tempo nublado com chuva persistente serão cada vez mais raros, e eventos da chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul, – extensa faixa de nuvens que se estende da Amazônia, passa pelo Brasil Central e vai até a Região Sudeste), mesmo que ainda ocorram entre março e abril, devem ser passageiros. “Começa a haver o predomínio de dias mais ensolarados com maior variação diária na temperatura (amplitude térmica) e também com umidade baixa no período da tarde, muitas vezes com índices abaixo de 30% no período da tarde”, explicou Cátia. “As chuvas em Mato Grosso do Sul ficarão dentro das normais climatológicas, ou seja, dentro da média história”.

A meteorologista ainda informou que a influência das frentes frias no trimestre abril/maio/junho começa a ser mais sentida com eventos que trazem a passagem de massas de ar de origem polar, que costumam provocar brusca queda na temperatura. Haverá ocorrência de períodos quentes alternados com a passagem dos sistemas frontais. Cátia também explica que, no sul e sudoeste, os dias de nevoeiro são uma característica quando da influência das frentes frias. Com relação às temperaturas, a tendência para os próximos meses é de médias no padrão climatológico. “Pouca possibilidade das temperaturas mínimas chegarem a valores negativos como aconteceu em 2009”.

Leia Também