Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

Natal

Ceia tropical

22 DEZ 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:10

A tradição da ceia de Natal faz parte da vida de muitas famílias, que aguardam com ansiedade o momento de reunir todos em volta de uma farta mesa. Mas há uma parcela que não aguenta mais aquele cardápio com carnes gordas, molhos fortes, ao contrário do que pede o clima brasileiro. A ceia tropical tem pratos mais leves, que podem ser servidos suavemente mornos ou em temperatura ambiente. São compostos de ingredientes fartos da estação e que vão harmonizar perfeitamente com nosso verão.

Damos algumas dicas de como preparar uma ceia saborosa, utilizando ingredientes tropicais e criatividade. Como prato principal, um Medalhão de peito de peru ao molho tropical. O prato leva especiarias e frutas como maracujá e carambola, e tem como característica a não utilização do peru inteiro.

“É uma sugestão prática, pois uma ave inteira às vezes fica exagerada para o padrão de famílias menores que temos hoje. Quando preparamos uma ave grande acabamos tendo um certo desperdício, já que há muitas sobras como asas e coxas”, explica a nutricionista Fernanda D’Angelo.

Quanto à salada, o peru vai bem com folhas variadas (dois ou mais tipos de alfaces em cores diferentes, endívias roxas), e por cima morangos picados e manga. “A ideia é deixar a salada muito colorida, pois isso aguça o paladar. Para temperar, podemos usar uma emulsão de aceto balsâmico com azeite, sal e ervas finas”, completa Fernanda.

Segundo a nutricionista, esses pratos podem ser facilmente preparados mesmo por quem não tem tanta experiência em cozinha. “Basta ter muito amor por aquilo que se faz”, garante. Outra vantagem é tudo que pode ser feito com antecedência para ser congelado ou resfriado.
“Hoje já não existem mulheres que possam ficar dois dias seguidos transpirando num calor de 35 graus numa cozinha para preparar uma ceia”, observa.

Batatas risolet ao alho e bacon
Ingredientes:
6 batatas sem casca
6 dentes de alho picados
100 g de bacon em cubos pequenos
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de salsinha picada
quanto baste de sal
Modo de fazer:
Corte as batatas em cubos médios e cozinhe, tomando o cuidado de mantê-las firmes. Escorra e reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e frite o bacon. Quando estiver dourado, acrescente o alho. Assim que o alho começar a dourar levemente, adicione as batatas reservadas e refogue-as em movimentos rápidos.
Assim que as batatas estiverem douradas, desligue o fogo e salpique a salsinha.
Mexa bem e sirva como acompanhamento.

Terrine de espinafre e aveia
Ingredientes
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
folhas de 1 maço de espinafre
620g de ricota peneirada
Sal e pimenta-do-reino moída
1 1/2 xícara de aveia em flocos
Recheio
3 cenouras raladas
folhas de 5 ramos de salsa picada
5 talos de cebolinha verde picados
1/4 de xícara de uva passa branca
1/2 colher (chá) de orégano
sal e pimenta-do-reino
1/4 de xícara de azeite
Molho
1 copo de iogurte natural desnatado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de mostarda
1/2 colher (sopa) de mel
Modo de fazer:
Para a massa, refogue o alho no azeite até ficar levemente dourado. Acrescente as folhas de espinafre e refogue até murchar. Reduza a água que soltar do espinafre a 1/3 do volume. Transfira para um refratário e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe esfriar. Para o recheio, misture bem todos os ingredientes. Reserve. Para o molho, misture bem todos os ingredientes. Reserve. Para montagem, cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para terrine ou bolo inglês (10cm x 6,5cm) com filme-plástico.
Cubra o fundo e as laterais da fôrma com uma camada de 1cm de massa, pressionando bem. Preencha o fundo da fôrma com 3/4 de xícara de recheio e cubra com 3/4 de xícara de massa, pressionando bem. Repita o processo mais 2 vezes, terminando com massa. Leve à geladeira por 1h para gelar. Desenforme sobre uma travessa, retire o filme-plástico e sirva acompanhado do molho.

Galinha caipira recheada com farofa e acompanhada de frutas tropicais frescas
Ingredientes:
1 galinha
caipira desossada (peça para o açougueiro)
400 g de farinha de mandioca grossa
100 g de manteiga
4 maçãs graúdas cortadas em cubos de 1 cm
1 cebola picada
1 maço de tomilho
miúdos da própria galinha cortados em lâminas finas
sal e pimenta a gosto
barbante
Modo de fazer:
Deixe marinar a galinha por 24 horas em uma mistura de azeite, vinagre e ervas frescas (a escolher).
Farofa: derreta 100 g de manteiga em uma frigideira preaquecida. Junte a cebola até dourar. Adicione os miúdos e cozinhe por cinco minutos. Em seguida, acrescente a maçã cortada. Sinta com o
garfo se a maçã está cozida. Depois, adicione a farinha aos poucos, com o fogo baixo até obter uma farofa bem úmida. Polvilhe com 1 colher de chá de tomilho fresco picado. Retire a galinha do marinado, recheie com a farofa e costure com barbante e agulha grossa. Embrulhe a galinha em papel-alumínio (com o lado fosco para dentro) e asse a 150 graus por uma hora. Retire do forno. Tire o papel-alumínio e doure a ave por dez minutos.

Arroz de Natal
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz
1/2 xícara (chá) de nozes moídas
60 g de uva passa
quanto baste de pimentão vermelho para decorar
Modo de fazer:
Faça a sua moda 2 xícaras (chá) de arroz branco (somente adicionando, sal, cebola e alho (não exagere nos temperos). Após o arroz estar pronto e morno, transfira para um refratário de vidro e misture as nozes passadas pelo processador e as uvas passas. A seguir, decore com os pimentões para dar um toque mais natalino.  

Farofa de banana fácil
Ingredientes:
3 bananas prata
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada
quanto baste de sal
quanto baste de farinha de mandioca torrada
quanto baste de salsinha picada
Modo de fazer:
Descasque as bananas e corte-as em pedaços pequenos. Leve a manteiga ao fogo, coloque a cebola e deixe-a dourar. Junte os pedacinhos de banana e mexa ligeiramente com um garfo, até que fiquem corados. Tempere com salsa e sal a gosto e, vá adicionando a farinha,aos poucos. Sirva em seguida.  

Medalhões de peito de peru com molho tropical
Ingredientes
1 1/2 kg de peito de peru ou filezinhos de peito de frango
1 envelope de caldo de frango
1fatia fina de gengibre ralada
2 colheres (sopa) de molho inglês
250 ml de vinho branco
3 dentes de alho amassados
1 colher(café) rasa de pimenta síria
500 g de bacon fatiado
Modo de fazer:
Em uma vasilha coloque todos os ingredientes da marinada. Em seguida, coloque os filezinhos de peito de peru ou de frango. Deixe marinar por duas horas e reserve.
Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada em cubos pequenos
300 g de ricota fresca passada pela peneira
2 colheres(sopa) de creme de leite
50 g de queijo provolone ralado
50 g de nozes picadas
sal, pimenta branca, noz moscada e tomilho a gosto
Modo de fazer:
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e faça a montagem: distribua uma porção do recheio no centro de cada filé, enrole com as fatias de bacon e amarre com barbante ou prenda com palitos. Em seguida, aqueça azeite e manteiga em uma frigideira grande, doure os filés. Nesta mesma frigideira junte o caldo da marinada (tempero) usado anteriormente e deixe cozinhar por 20 minutos. Reserve.

Molho Tropical
1colher (sopa) de manteiga
3 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de galinha
1 aniz estrelado
1 rama de canela
1 fatia fina de gengibre
1 manga madura picada em cubos pequenos
250 ml de suco de laranja espremido e coado na hora
150 ml de suco de maracujá concentrado
200 ml de vinho branco
sal, pimenta branca e temperos a gosto.
Modo de fazer
Doure o alho na manteiga e em seguida junte o caldo de galinha e deixe-o dissolver. Junte os demais ingredientes e deixe cozinhar até reduzir a metade mexendo ocasionalmente. Acerte os temperos e empregue na montagem do prato.
 Decoração
Em uma linda vasilha coloque os medalhões, regue o molho e para valorizar o prato acrescente fatias finas de carambola e folhas de hortelã fresca. Sirva em seguida.

Obs: Os medalhões podem ser congelados por até 30 dias. O molho poderá ser feito com antecedência, ficando na geladeira por até 20 dias.    

Sorvetone
Ingredientes
1/2 xícara de farinha de aveia
1/4 de xícara de suco de laranja
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de leite em pó
1 1/4 de xícara de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar
250g de panetone esfarelado
2 claras em neve
Modo de fazer:
Coloque a farinha em um recipiente e hidrate com o suco de laranja, a essência de baunilha e 1 xícara de água.
Adicione o leite em pó e mexa para misturar bem.
Junte o açúcar e 1 xícara de água em uma panela. Mexa para que o açúcar dissolva levemente e leve ao fogo sem mexer até formar uma calda em ponto de fio – levemente espessa e ainda sem coloração. Bata o creme de leite gelado na batedeira até atingir ponto de chantilly. Reserve na geladeira. Bata as claras em neve e, com a batedeira ligada em velocidade baixa, acrescente a calda, aos poucos. Aumente para a velocidade máxima e bata até que o creme esfriar. Fora da batedeira, junte ao creme a aveia hidratada, o creme em ponto de chantilly que foi reservado e o panetone. Disponha em um refratário retangular grande, para posteriormente bolear e leve ao freezer por 12h. Retire do freezer por 5min antes de servir. 

Leia Também