Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Simpatias

Ceia de Ano-Novo

29 DEZ 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:15

A ceia do Ano-Novo, além de muito saborosa, é repleta de superstições e tradições antigas que se mantêm fortes e presentes em todo fechamento de ano. Preparada com muita dedicação, ela é parte essencial da festividade, que tem como uma das principais características as famosas simpatias para reservar sentimentos positivos para o novo ano que começa. Sendo ou não supersticiosa, todas as comidas típicas levam ingredientes que promovem a saúde e bem aventurança. Assim, com a chegada do novo ano, é possível preparar uma ceia farta, mas saboreá-la sem exageros.  Deve-se comer mel em forma de doces, ou acompanhando pratos salgados – que adoça o ano que vem chegando. Grãos, especialmente lentilhas e grão-de-bico – que trazem prosperidade.

E frutas secas, como ameixa, damasco, passas, tâmaras – que representam uma vida longa. Também uvas e romãs. Nunca animas que ciscam e jogam terra para trás, como peru e as demais aves – que lembram retrocesso. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente. Peixes como atum, bacalhau e salmão , considerados peixes “destemidos”, também são recomendados.

Receitas
Salada de grão de bico
Ingredientes
1/2 quilo de grão de bico
1 couve flor
3 cebolas cortadas em fatias
Cheiro verde picado em grande quantidade
2 latas de atum
Sal a gosto
Molho de pimenta a gosto
2 pés de alface crespa
6 tomates sem sementes picados
Vinagre a gosto
Azeite a gosto.
Modo de fazer
Lave bem a couve flor, corte em buquês, cozinhe em água e sal, e retire do fogo quando estiver cozida, porém ainda durinha, sem se desmanchar. Reserve.
Cozinhe os grãos de bico em panela de pressão e tire todas as peles (saem facilmente depois de cozidos), esfregando com as mãos. Reserve. Pique os tomates e as cebolas em fatias, e reserve. Limpe a alface. Depois, monte o prato utilizando uma grande travessa de inoxidável, monte, no centro, a alface como se ela estivesse inteira. Enfeite com galhos de salsinha.
Misture bem as cebolas em rodelas, os grãos de bico, os tomates e o conteúdo das duas latas de atum. Tempere com cheiro-verde picado, o sal e o molho de pimenta, regue com azeite e vinagre. Ponha em volta da alface. Ao redor do prato, os buquês de couve flor, formando uma guirlanda.

Presunto à Virginia
Ingredientes
1 presunto de 4 a 5 quilos
1 copo de água
1 copo de ginger ale
açúcar mascavo (o suficiente)
Cravos da índia
2 latas de abacaxi em calda
200 g de manteiga
Modo de fazer
Com uma faca afiada, retire a pele grossa que envolve o presunto e parte da gordura. Arrume em uma assadeira com a parte mais gordurosa para cima, regue com um copo de água e um copo de ginger ale. Leve ao forno para assar contando 20 minutos para cada quilo de presunto. Retire do forno, escorra toda a gordura derretida. Depois, faça vincos fortes com uma faca, formando losangos na parte de cima do presunto.
Cubra tudo com açúcar mascavo (ou melado), aperte bem com as mãos. Enfie um cravo em cada losango. Salpique por cima um cálice de ginger ale e volte ao forno para dourar. Em seguida, passe para uma travessa e guarneça com as fatias de abacaxi fritas na manteiga.

Lombo coberto por laranjas
Ingredientes
2 quilos de lombo de porco
1 cebola ralada,
1 colher (sopa) de manteiga,
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho,
1/2 colher (chá) de gengibre em pó,
1 copo de suco de laranja,
1 tablete de caldo de carne
Modo de fazer:
Coloque o lombo em assadeira com a parte gordurosa para cima e asse durante 1h30 min, mais ou menos, em forno brando. Frite a cebola na manteiga até que fique macia. Junte os ingredientes mexendo sempre. Cozinhe até engrossar um pouco e pincele o lombo com essa mistura, assando-o por mais 1 hora, aproximadamente. Sirva com fatias de abacaxi e rodelas de laranja.

Arroz com Espinafre
Ingredientes
3 tabletes de caldo de galinha
6 xícaras (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
1 maço (só as folhas) de espinafre picado
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Modo de fazer:
Em uma panela, junte o caldo de galinha dissolvido nas seis xícaras (chá) de água fervente e o arroz. Cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos, com a panela parcialmente tampada. Na metade do cozimento, acrescente o espinafre picado, a manteiga e o queijo ralado. Depois de cozido, apague o fogo e deixe descansar 10 minutos com a panela tampada.

Filé assado ao molho de cebola e ervas
Ingredientes:
FILÉ
3 colheres (sopa) de margarina
Meia colher (chá) de sal
1 quilo de filé mignon
Molho
3 colheres (sopa) de margarina
1 cebola roxa picada
Meia xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Meia xícara (chá) de água
1 colher (chá) de salsinha
1 ramo de manjericão
Meia colher (chá) de sal
Modo de fazer:
Filé
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em uma tigela pequena misture a margarina e o sal. Coloque o filé mignon sobre uma superfície limpa e passe a mistura de todos os lados da carne. Coloque em uma assadeira média (33 x 23 cm) cubra com o papel alumínio e reserve por 10 minutos. Leve a assadeira reservada com o filé ao forno por 20 minutos. Retire o papel e leve novamente ao forno por mais 20 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e passe para uma travessa, corte em fatias e mantenha aquecido.
Molho
Coloque a assadeira sobre a chama do fogão, acrescente a margarina e aqueça até derreter. Junte a cebola e refogue por 5 minutos. Adicione o vinho e aqueça até soltar os resíduos da assadeira. Passe para uma panela pequena.
Dissolva a farinha de trigo na água e junte ao refogado na panela. Acrescente a salsinha, o manjericão e cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre até formar um molho cremoso. Coloque o molho sobre o filé na travessa e sirva em seguida.

Salada de lentilhas com amêndoas
Ingredientes
2/3 de xícara de amêndoas laminadas
1 colher (sopa) de hortelã picada
1/2 colher (chá) de cominho em pó
250 g de lentilha
1 cebola grande
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1/3 de xícara de vinagre balsâmico
1 xícara de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer:
Cozinhe a lentilha em bastante água por 15 minutos. Se estiver cozida, mas não muito mole, coloque em uma tigela com água gelada para encerrar o cozimento. Coe. Pique a cebola e leve ao fogo baixo, junto com a lentilha e uma colher de água, por aproximadamente 4 minutos, até a cebola dourar. Reserve. Acrescente as amêndoas laminadas. Tempere com um molho de mostarda, vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino. Leve à geladeira por 2 duas horas.

Sorbet de manga
Ingredientes:
1 quilo manga
30 ml de limão
150 g açúcar
Modo de fazer:
Cortar as mangas em pedaços e processar. Juntar o suco de limão e o açúcar ao purê. Levar ao freezer por 4 horas. Variações: Abacaxi, maracujá (acrescentar água), framboesa (retirar o limão), morango, pêssegos, suco de laranja ou limão, polpa de melão.

Tortinha de Romã
Ingredientes para a massa:
1/2 xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Farinha, o quanto baste para polvilhar
Feijão cru e papel alumínio, o quanto baste
Modo de fazer:
Coloque o açúcar com a manteiga num recipiente e misture até obter uma pasta.  Acrescente os ovos e o sal. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar lisa e uniforme. Faça uma bola e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até a massa ficar bem dura. Enquanto a massa gela, comece a preparar o recheio. Retire a massa da geladeira e divida em 2 porções. Abra sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Deixe a massa com cerca 0,3 cm de espessura. Esta massa deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre. Coloque a massa em formas individuais, própria para tortas, e fure com um garfo por toda a sua extensão. Coloque uma folha de papel alumínio sobre cada massa e acrescente feijão cru, para criar peso. Leve as tortas ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos.  Retire as massas do forno. Retire as folhas de papel alumínio e os feijões das massas. Volte as massas ao forno e deixe assar por mais 15 minutos ou até que comecem a dourar.
Retire as massas do forno. Reserve.
Ingredientes para o recheio:
90 g de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar, de confeiteiro
1/2 xícara (chá) de suco de limão
2 ovos, ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de semente de romã
Modo de fazer:
Separe dois recipientes, um maior e outro menor para o banho-maria. Coloque todos os ingredientes, exceto as sementes de romã, dentro da tigela menor. Coloque água dentro do recipiente maior e leve ao fogo baixo. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria – o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor.  Deixe o creme cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme espesso.
Retire o creme do fogo e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos. Retire o creme de limão da geladeira e recheie as tortinhas. Corte a romã ao meio e retire as sementes. Acrescente algumas sementes de romã sobre cada torta e sirva a seguir.
 

Leia Também