sábado, 21 de julho de 2018

SAÚDE

Casos graves de dengue no AM serão notificados por celular

17 FEV 2011Por AGÊNCIA BRASIL12h:19

A partir da próxima semana, os casos graves de dengue registrados no Amazonas vão passar a ser notificados por meio de um sistema de telefonia móvel. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a medida vale para todas as unidades de média e alta complexidade da rede pública -- incluindo hospitais e prontos-socorros.

Capaz de transmitir os dados em tempo real a partir de um aparelho celular, a ferramenta dispensa o uso de formulários de papel. O objetivo, segundo o governo do Amazonas, é dar mais agilidade e precisão ao processo de notificação, além de facilitar o monitoramento dos casos.

A implantação do sistema rápido de notificação será coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde, que também fará a análise periódica dos registros. Dados do Estado indicam que 98% dos casos de dengue não evoluem para complicações, mas os 2% restantes podem exigir assistência médica, inclusive intensiva.

Na quarta-feira (16), a Secretaria de Saúde do Amazonas informou que as cidades de Manaus e Tefé enfrentam uma epidemia de dengue. Apenas a capital responde por mais da metade das 6.491 notificações registradas em todo o estado. Desse total, 1.847 casos foram confirmados.

Na semana passada, o governo amazonense decretou situação de emergência em nove municípios. Além de Manaus e Tefé, a lista inclui Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Coari, Codajás e Itacoatiara.

Leia Também