Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

Pesquisa

Casamento é bom para saúde física e mental

18 FEV 2011Por Diário da Saúde05h:06

Especialistas confirmaram que os relacionamentos de longo prazo e grande envolvimento são bons para a saúde física e mental - e os benefícios aumentam ao longo do tempo.

Em média, as pessoas casadas vivem mais, concluem David e John Gallacher, da Universidade de Cardiff, em um artigo publicado no British Medical Journal.

Corpo e mente sãos

Segundo os pesquisadores, as mulheres em relacionamentos estáveis têm uma melhor saúde mental, enquanto os homens em relações comprometidas têm uma melhor saúde física.

A saúde física dos homens tende a melhorar por causa da influência positiva da sua parceira sobre seu estilo de vida e "a gratificação mental para as mulheres pode ser devida a uma maior ênfase na importância do relacionamento," escrevem eles.

Relacionamentos a evitar

Mas a jornada do verdadeiro amor nem sempre transcorre suavemente, sustentam os autores, apontando para indícios de que os relacionamentos na adolescência são associados com aumento de sintomas depressivos.

E nem todos os relacionamentos são bons para você, acrescentam, referindo-se a indícios de que as pessoas solteiras têm uma saúde mental melhor do que aquelas em relacionamentos conturbados.

Eles também confirmam que a separação é algo difícil de se fazer, dizendo que "sair de um relacionamento é doloroso" e que o divórcio pode ter um impacto devastador sobre os indivíduos.

Ter vários parceiros também está ligado a um risco mais elevado de morte precoce.

Case, mas case bem

Os pesquisadores concluem que, apesar dos problemas de relacionamento poderem prejudicar a saúde, isto não é uma razão para evitá-los.

Um bom relacionamento vai melhorar a saúde tanto física quanto mental e, talvez, a única coisa a fazer é tentar evitar um relacionamento ruim, e não evitar entrar em um relacionamento.

Leia Também