Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

ENDIVIDADOS

Cartão de crédito é a principal pendência

22 NOV 2010Por ADRIANA MOLINA COM INFOMONEY09h:10

De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio), o cartão de crédito lidera a lista dos tipos de dívidas dos brasileiros em novembro. Cerca de 71% dos consumidores endividados têm pendências com o “dinheiro de plástico”.

Considerando as faixas de renda, entre aqueles com ganhos de até 10 salários mínimos, 70,9% têm dívidas no cartão de crédito, ao passo que entre os que ganham acima desse patamar, 71,3% estão na mesma situação.De maneira geral, a Peic revelou que, em novembro, 59,8% dos consumidores do País estão endividados – número maior que o registrado em outubro, quando 58,6% estavam nessa situação.

Ainda de acordo com a pesquisa, o pagamento dos carnês, do crédito pessoal e do financiamento do carro também estão na lista de dívidas dos brasileiros, atrás do cartão de crédito. Na primeira modalidade, 23,1% dos consumidores têm dívidas. Entre os que ganham até 10 salários mínimos, 24% têm carnês a pagar, ao passo que 14,8% dos que recebem acima desse patamar estão na mesma situação.

Considerando as dívidas no crédito pessoal, 11,5% dos consumidores têm esse comprometimento em novembro. Na análise por faixa de renda, o nível de endividamento nessa modalidade é semelhante. Entre os que recebem até 10 mínimos, 11,3% têm dívidas desse tipo, ao passo que entre os de maior renda, 12,3% estão nessa situação.

No caso do financiamento de veículos, na média geral, 9,7% dos pesquisados têm dívidas desse tipo neste mês. Dentre os que recebem até 10 mínimos, 8,1% têm esse tipo de dívida para pagar, enquanto que, dentre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 21,9%.

Leia Também