Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

Carpetes são excelentes isolantes acústicos

1 OUT 2010Por 00h:00

O carpete preenche 2 funções: para revestir pisos e para absorver o som. Sua capacidade em absorver sons (música, vozes) é de até 10 vezes maior a dos outras espécies de revestimentos.
Além disso, consegue-se diminuição de ruídos de superfície (impacto de quedas, arrastar, andar) o que faz do carpete um ótimo isolante acústico.
Se precisamos de um ambiente com muito mais isolamento do que nos pode oferecer o carpete em si, podemos incorporar-lhe um baixo carpete, o melhor para o controle acústico é a espuma de poliuretano. Os carpetes são apreciados por seus valores estéticos e por suas propriedades de isolamento térmico e acústico como já foi dito, e são também muito seguros, evitam escorregões e deslizamentos que podem provocar quedas com efeitos mais ou menos sérios. E, mesmo que elas ocorram, a sua capacidade de amortecer é superior a dos outros tipos de revestimentos.
A textura do carpete define a personalidade que será conferida ao ambiente. É a base para a concepção da cor das paredes e do estilo da decoração. A fibra utilizada no processo de fabricação do carpete é responsável por características como durabilidade, resistência, praticidade e conforto. Por isso, deve-se observar bastante a relação custo/benefício. Algumas fibras mais duráveis, no entanto mais caras, enquanto outras são mais fáceis de conservar.
A intensidade e o volume de pessoas que transitarão sobre o carpete influem diretamente na durabilidade e resistência que serão necessárias. O piso de um corredor de média circulação, por exemplo, exige a resistência de um carpete de médio tráfego. Já para um ambiente mais íntimo e reservado, um carpete de baixo tráfego é mais do que suficiente e a aparência torna-se mais importante.

Mitos
 
Carpete provoca o acúmulo da sujeira
De toda a sujeira achada nos carpetes, cerca de 80% vêm de locais externos e são trazidos pelas solas dos sapatos das pessoas. Por isso, os lugares sujeitos a ficar mais sujos são os de acesso onde, normalmente, se dá a transição dos pisos frios para o carpete, soleiras de porta, halls de entrada, entre outros.  

Carpete causa alergias
Antes os fios não tinham a tecnologia atual. Novas fibras sintéticas têm propriedades antialérgicas que combatem a umidade e a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Leia Também