Terça, 20 de Fevereiro de 2018

feriado

Carnaval do Rio de Janeiro também é programa para crianças

27 FEV 2011Por FOLHA ONLINE17h:29

O Carnaval do Rio de Janeiro, apesar dos estrangeiros o relacionarem a ideias como sensualidade, também é assunto, e muito sério, para as crianças, que garantem seu espaço em festas especiais para sua idade.

Assim demonstrou neste domingo o bloco "Gigantes da Lira", que, faltando ainda cinco dias para o começo do Carnaval, arrastou pelas ruas do bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro, cerca 5 mil pessoas, em sua maioria crianças devidamente fantasiadas, dançando e se divertindo com confete, espuma e buzinas, apitos.

E o Gigantes da Lira não é uma exceção, mas uma das muitas possibilidades que as crianças têm para se divertir no Carnaval e dar os primeiros passos na maior e mais tradicional festa brasileira.

Além de comparsas dirigidas ao público infantil, no Rio de Janeiro também são populares durante o Carnaval as festas e concursos de fantasias para menores e eventos como oficinas para ensinar-lhes a confeccionar suas fantasias, sambar e tocar tamborins e pandeiros.

As próprias escolas de samba, principais protagonistas do Carnaval do Rio de Janeiro também têm divisões especiais para as crianças que disputam inclusive um concurso.

As chamadas "escolas mirins", assim como as de adultos, também contam com bateria, dançarinos destaque, carros alegóricos e divisões compostas por dezenas de pequenos com suas fantasias, que desfilam pelo Sambódromo dois dias antes que as dos adultos.

Como qualquer outro bloco, Gigantes da Lira também conta com uma porta bandeira e um mestre sala que marcham à frente da orquestra demonstrando suas habilidades no baile.

A grande diferença, como seus integrantes costumam dizer, é que, como o nível alcoólico dos dançarinos é nulo, a tranquilidade e a diversão estão garantidas.

Gigantes da Lira foi fundada em 1999 pela atriz Yeda Dantas, diretora do grupo de teatro infantil "Palhaço Dr. Giramundo e seus Gigantes da Lira".

Como todos os anos, na festa deste domingo as fantasias mais comuns foram os de super heróis como Batman e os de princesas e dançarinas.

Leia Também