Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

INVESTIMENTOS

Capital terá 99% dos corredores de transporte coletivo pavimentados

31 MAR 2011Por MILENA CRESTANI E DANÚBIA BUREMA00h:02

A Prefeitura de Campo Grande deve iniciar ainda no próximo semestre obras de pavimentação em 31 bairros. Os recursos, que somam R$ 30 milhões, são provenientes de parceria do município com o Governo federal. Os editais para escolha das empresas que irão executar as obras já foram publicados em Diário Oficial.

A prioridade, segundo o secretário municipal de Governo, Rodrigo Aquino, é investir nos corredores de transporte coletivo urbano. Serão utilizados R$ 24 milhões para pavimentar as vias por onde passam diariamente os ônibus. Vinte e oito bairros receberão asfalto apenas nestas ruas, com recursos provenientes do Pró-Transporte – programa do Ministério das Cidades que financia investimentos no transporte.

"Com essa ação, 99% das linhas de ônibus da cidade já estarão pavimentadas. Pelo número que temos hoje, falta apenas 1%, mas esse número pode aumentar em consequência do crescimento da cidade e novos residenciais", destaca Rodrigo Aquino. Ele explica que a obra já estava prevista no planejamento da prefeitura e sua necessidade ficou mais visível no período das chuvas, quando vias de alguns bairros ficaram intransitáveis e impediram a passagem de ônibus.

Um dos casos foi no Bairro Nova Campo Grande, onde a situação das vias desviou o itinerário e moradores tiveram que andar várias quadras para utilizar o transporte coletivo. Também consta na lista de bairros beneficiados o Parque dos Laranjais, onde as ruas também estão em péssimo estado por conta das chuvas. Na Rua Pororoca, por exemplo, formou-se uma erosão por conta da enxurrada. No entanto, como a via não é usada pelos ônibus, o problema ainda não será resolvido.

Outros bairros como Portal do Panamá, Jardim Campo Alto, Vivendas do Parque e a Avenida Oceania, no Tiradentes, serão beneficiados. (Veja lista completa em mapa nesta página). As empresas interessadas em participar dos processos de licitação, abertos individualmente para cada bairro, deverão entregar suas propostas de 14 a 29 de abril na Central de Licitação da Prefeitura. O critério usado na escolha dos executores da obra será o do menor preço.

 Mais investimentos
Além dos corredores de transporte coletivo, a prefeitura abriu licitação para pavimentar outros três bairros, Cidade Morena, Jardim Panorama e Guanandy II. Neste caso, a obra vai além das vias usadas pelos ônibus. "Além dos corredores de transporte coletivo, outras ruas destes três bairros serão pavimentadas. É outra fonte de recursos", explicou Rodrigo Aquino.

O edital de licitação para escolha da empresa que executará a obra no Cidade Morena foi aberto no último dia 15 e as propostas deverão ser entregues no dia 15 de abril. Em relação ao Panorama e Guanandy, as publicações foram no dia 23 e as propostas serão entregues no dia 25 do próximo mês.

Leia Também