quinta, 19 de julho de 2018

Conferência

Capital sedia encontro internacional de saúde

30 NOV 2010Por Silvia Tada00h:00

As experiências na área de saúde de países que falam francês e português - Brasil, Portugal, França, Canadá, Suiça e países da África - estão em discussão durante a Conferência Luso-francófona da Saúde (Colufras), que acontece em Campo Grande até amanhã. O interesse dos representantes estrangeiros na política brasileira de saúde inclui a descentralização dos serviços (municipalização) e o trabalho em equipe na atenção básica, nos moldes do Programa Saúde da Família. Em contrapartida, o Canadá, por exemplo, pode ensinar sobre a integralização dos serviços (união da ação social, com educação, habitação e saúde) e a melhor formação profissional.

A troca de informações é apontada como o maior objetivo da conferência. A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã de ontem, com a participação do governador André Puccinelli e da secretária de Estado de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Beatriz Dobashi. No total, 400 pessoas participam das atividades, que acontecem no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

"Cada mesa de debates programada avaliará a saúde sob um ponto de vista, que pode ser a questão da qualidade, prestação de serviço, estrutura, força de trabalho e captação de recursos", detalhou a secretária.

Em sua avaliação, a descentralização dos serviços de saúde, que no Brasil é de responsabilidade dos 5.565 municípios, pode ajudar a melhorar o atendimento. "No Canadá, por exemplo, cabe à província, que corresponde aos Estados, a responsabilidade. Outra coisa que interessa aos participantes da conferência é a nossa estrutura de atenção básica, com a presença de médicos, enfermeiros, odontologistas, técnicos".

Intercâmbio
No início do ano, integrantes da Secretaria de Estado de Saúde estiveram no Canadá, por meio de parceria com a Universidade de Montreal e iniciaram parceria para a avaliação dos hospitais do Estado, que começou em outubro. A capacitação de lideranças em saúde da família também aconteceu de março a agosto.

Em 2005, a Colufras aconteceu em Montreal; em 2007, em Salvador (BA) e, agora, em 2010, é a vez de Campo Grande receber as autoridades de saúde. Mais informações pelo site www.saude.ms.gov.br.

Leia Também