Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ESTE ANO

Capital registra 1ª morte causada pela gripe suína

Capital registra 1ª morte causada pela gripe suína
13/06/2012 00:00 - ANAHI ZURUTUZA


André Santos Froes, 27 anos, que estava internado na Santa Casa de Campo Grande com a gripe A (H1N1), morreu no final da tarde de segunda-feira. Ele é o primeiro paciente portador da gripe suína que morre em Mato Grosso do Sul este ano. No dia 5, uma pessoa de nacionalidade paraguaia com suspeita de ter contraído o vírus da doença morreu em uma ambulância, quando estava sendo transferido pela o Hospital de Ponta Porã.

De acordo com a diretora substituta de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Erci Hirota, o rapaz internado na Santa Casa tinha comorbidades — era obeso e hipertenso — e, por isso, o estado de saúde dele se agravou. Embora já tivesse sido comprovado, por meio de exames laboratoriais, que Froes tinha a gripe A, no atestado de óbito do rapaz consta como causas da morte pneumonia viral e choque séptico.

Segundo a Sesau, já são 29 casos de gripe A notificados em Campo Grande. Destes, sete foram confirmados, dez estão em investigação e os outros 12 foram descartados. Em outras ocasiões, a secretaria havia dito que Froes não tinha a gripe suína. 

Leia mais no jornal Correio do Estado

Felpuda


Em uma das eleições em MS, candidato já oficializado na convenção corria o trecho para conquistar os eleitores. Mal sabia, porém, que time do seu partido e de aliados estava tramando sua derrubada para emplacar substituto que teria mais votos. Por muito pouco, o dito-cujo não foi guilhotinado, conseguindo salvar o pescoço. Agora tudo indica que o mesmo processo estaria em andamento e seria mais fácil, pois a “vítima” desta vez ainda é só pré-candidato. Dizem que a “turma da trairagem” tem know-now no assunto.