Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ameaça

Campo magnético da Terra está em colapso, dizem cientistas

28 JAN 14 - 16h:45DA REDAÇÃO

Nas profundezas da Terra, um núcleo fundido feroz está gerando um campo magnético capaz de defender o nosso planeta contra ventos solares devastadoras.

O campo de proteção se estende a milhares de quilômetros no espaço e seu magnetismo afeta tudo, desde a comunicação global, da migração animal e padrões climáticos.

Mas este campo magnético, tão importante para a vida na Terra, se enfraqueceu em 15 por cento ao longo dos últimos 200 anos. E isso, os cientistas afirmam, poderia ser um sinal de que os pólos da Terra está prestes a virar.

Especialistas acreditam que estamos atualmente atrasando uma inversão, mas eles não tem certeza quando isso poderia ocorrer.

Se uma mudança ocorresse, estaríamos expostos a ventos solares capazes de perfurar buracos na camada de ozônio.

O impacto pode ser devastador para a humanidade, nocauteando redes de energia, mudando radicalmente o clima da Terra e elevando as taxas de câncer.

"Esta é uma coisa séria ', diz o professor de geologia, oceano e ciências ecológicas da Universidade de Liverpool, Richard Holme.

O clima da Terra mudaria drasticamente. De fato, um estudo dinamarquês recente acredita que o aquecimento global está diretamente relacionado com o campo magnético ao invés de emissões de CO2.

O estudo afirmou que o planeta está passando por um período natural de baixa cobertura de nuvens, devido ao menor número de raios cósmicos na atmosfera.

Os pesquisadores prevêem que, em caso de uma inversão magnética, todos os anos, centenas de milhares de pessoas morreriam de aumento dos níveis de radiação espacial.

'A radiação pode ser 3-5 vezes maior do que a partir dos furos de ozono feitos pelo homem. Além disso, os buracos de ozônio seria maior e mais longa duração ", disse o Dr. Colin Forsyth do Laboratório de Ciência Espacial Mullard na UCL.

Fonte: Daily Mail 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Homem é morto a tiros ao chegar na casa da namorada
PONTA PORÃ

Homem é morto com 16 tiros na fronteira

MUNDO

Manifestantes em mais de 150 países defendem meio ambiente

MUDANÇAS

Sancionada MP que permite que bancos abram aos sábados

Professores também podem lecionar no domingo
Deputado é criticado por <br> fazer copia e cola de lei federal
PROTEÇÃO DE DADOS

Deputado é criticado por
fazer copia e cola de lei federal

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião