Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DISPUTA

Campo Grande entre as capitais sem candidatas a prefeita

Campo Grande entre as capitais sem candidatas a prefeita
14/07/2012 00:01 - JULIENE KATAYAMA


A vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) – a primeira mulher a assumir o comando do País em 123 anos de República – nas urnas em 2010, não influou a participação feminina nos cargos Executivos. Em Campo Grande, a disputa eleitoral terá sete candidatos a prefeitos, mas nenhuma mulher. Junto com Campo Grande estão as capitais: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Natal (RN).

As 26 capitais brasileiras têm, juntas, 191 candidatos a prefeito, segundo dados do sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de candidatos, são 163 homens (85%) e 28 mulheres (15%).

No entanto, apenas dois partidos e nanicos têm em sua composição vices mulher: o PV e o PSTU, ambos com chapa pura. No PV, o vereador Marcelo Bluma encabeça a chapa e tem como vice a bioquímica Fernanda Fialho. Já no PSTU, a estudante Michelle Sandim compõe aliança com Suél Ferranti.
 

Leia mais no jornal Correio do Estado

Felpuda


Nos bastidores poderosos, comentários são de que dois pretensos pré-candidatos estão deixando em polvorosa quem tinha quase certeza de que tudo estava em total “céu de brigadeiro”. Assim, enquanto ambos se movimentam aqui e acolá, o lado de lá está pensando no que fazer para evitar futuro confronto. Vale ressaltar que a dupla tem experiência que só no campo de guerra das eleições – e o desempenho não ficou a desejar.