Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

FUTEBOL

Campeonato Brasileiro tenta driblar ética

15 MAR 2011Por FOLHA ONLINE09h:10

 

O Campeonato Brasileiro deste ano começa no dia 21 de maio com jogos interestaduais e termina no dia 4 de dezembro com clássicos.

Para tentar evitar que jogos sejam "entregues" nas rodadas finais da competição, a CBF montou tabela que joga para a rodada derradeira oito duelos estaduais.

 

Isso porque, em 2009 e 2010, houve suspeitas de facilitação para os campeões Flamengo e Fluminense, respectivamente. No entanto, apenas uma das supostas "entregadas" recentes foi na última rodada: Flamengo x Grêmio, em 2009, no Rio.

Corinthians x Flamengo, jogo levado para Campinas no qual o goleiro corintiano Felipe não pulou na bola em pênalti para o Flamengo, seu atual clube, aconteceu na penúltima rodada. Na ocasião, o São Paulo disputava o título com o clube carioca.

No ano passado, São Paulo x Fluminense e Palmeiras x Fluminense, ambos duelos em Barueri com vitória do Flu apoiado pela torcida adversária, aconteceram na antepenúltima e na penúltima rodadas, respectivamente.

O Corinthians perdeu a ponta do Nacional e viu o Fluminense arrancar para o título, selado na última rodada ante o rebaixado Guarani.

A tabela deste ano tem para seu final Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos, Botafogo x Fluminense, Vasco x Flamengo, Cruzeiro x Atlético-MG, Inter x Grêmio, Atlético-PR x Coritiba e Avaí x Figueirense, mas não é imune a outras "entregas".

Se Flamengo e Grêmio estiverem disputando o título na reta final, o Internacional poderia dar o troco em seu arquirrival e mandar reservas ao Rio na penúltima rodada para facilitar para o clube rubro-negro, por exemplo.

Apenas dois jogos na rodada final não são clássicos estaduais. Bahia e Ceará fazem um duelo nordestino, e Atlético-GO e América-MG travam duelo sem tanto apelo.

Os clássicos paulistas e cariocas da rodada final não têm locais definidos. Por questão de segurança, os confrontos de maior risco não deverão ocorrer na mesma cidade no mesmo dia.

A posição dos times na reta final deverá definir ordem e local dos jogos. A última rodada do primeiro turno também tem os oito clássicos, só que com mandos invertidos.

Leia Também