segunda, 16 de julho de 2018

SOLIDARIEDADE

Campanha Natal Presente envolve voluntários da confecção à entrega dos presentes

18 DEZ 2010Por SCHEILA CANTO00h:30

Fazer o bem sem ver a quem, o jargão é antigo, mas o gesto é atual. Chega o Natal e, com ele, aquela atmosfera quase mágica que inspira muita gente a demonstrar sentimentos de amor e fraternidade. Não à toa, aumenta neste período a quantidade de doações a instituições e a pessoas carentes. As campanhas de ajuda e os trabalhos voluntários também costumam se intensificar, tentando despertar o famoso “espírito de Natal”.

Movidos pela consciência solidária pensando naquelas famílias que não têm condições de presentear os filhos com alguma lembrancinha, nas crianças que não têm família e nas pessoas que são desvalorizadas pela sociedade, a comunidade da Primeira Igreja Batista promove neste ano a campanha “Natal presente”, inspirada numa corrente mundial de solidariedade e amor ao próximo, desenvolvido inicialmente nos Estados Unidos pela organização chamada Samaritan’s Purse, que batizou sua ação de Christmas Child (Natal Criança).

“Assim como eu e você, todas essas pessoas têm sentimentos e gostariam de ser lembradas, de receber um pouco de atenção e um presente”, comenta o pastor Willian Salgado, um dos coordenadores da campanha. Segundo ele, o objetivo maior dessa iniciativa não é só o doar algo, mas se fazer presente, na vida de crianças e adultos desconhecidos sem fazer distinção entre eles.

Como o objetivo da campanha é o envolvimento do doador com o receptor, foi feito o desafio de criar a partir de caixas de sapatos, lindas embalagens de presente que deveriam ser preenchidas com brinquedos (para crianças), material de higiene pessoal (para homens e mulheres adultos), minipanetone, minisalgadinho, livreto evangelístico e uma cartinha. “Há três semanas quando surgiu a proposta pensávamos em atender cerca de 300 pessoas, mas nossas expectativas foram superadas pelo incrível envolvimento de todos os participantes”, comenta o pastor Jefferson Lucas.

Ao todo serão doadas duas mil caixas de presentes e 300 cestas básicas. Crianças da creche Associação Evangélica de Proteção às Crianças (Assepac) foram as primeiras a receberem os presentes, nesta quinta-feira, dia 16. Ontem foi dos pequenos da Creche da Santa Casa. Hoje, Rosanquele, coordenadora do projeto Magdala, receberá a doação. O trabalho do projeto de Rosanquele é destinado a prostitutas, cujo objetivo é tirá-las da rua, do poder  dos cafetões ou cafetinas. Neste domingo a distribuição dos presentes será feito em duas comunidades de Campo Grande (Portal Caiobá e Portelinha). Haverá ainda entrega nos presídios feminino e masculino, com data a ser confirmada.

De acordo com os coordenadores da campanha Natal Presente foi necessário estabelecer um calendário de entrega, pois toda doação foi feita por voluntários que também se prontificaram a ir até o local de distribuição.

A ciência já comprovou que ser solidário faz bem à saúde de quem pratica esses atos de amor ao próximo, provocando uma sensação de prazer e bem-estar. Portanto, dê as mãos à solidariedade!

A proposta
Diferente dos projetos que arrecadam brinquedos, o “Natal Presente” tem a proposta de integrar as pessoas na confecção dos presentes. Desde a preparação da caixa, a escolha do que colocar nela e a elaboração da carta, há um grande envolvimento. Nesse processo, cerca de 1.500 pessoas foram envolvidas.

A entrega dos presentes é feita pelas próprias pessoas que montaram as caixas. Inclusive as crianças que montaram os presentes entregarão as caixinhas para as crianças participantes dos diversos projetos. Apoiaram esta campanha as empresas Oi, Jumbitos, Jaguar, Trigo Dallas, Central Embalagens, Restaurante Bom Tempero, Panificadora Delícias do Trigo, Agência Municipal de Habitação de Campo Grande, Sesi e Editora Luz e Vida. Mais informações no site da campanha: http://natalpresente.primeirabatista.org.br

Leia Também