MATO GROSSO DO SUL

Campanha de vacinação contra a febre aftosa atinge 99% dos animais

Campanha de vacinação contra a febre aftosa atinge 99% dos animais
14/08/2012 17:00 - DA REDAÇÃO


A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) divulgou hoje (14) o balanço da campanha de vacinação contra a aftosa em 2012.

Do total de 56.521 propriedades envolvidas, 54.730 fizeram a comunicação da vacina, correspondendo a uma participação de 97,20%. Já o percentual total de animais vacinados chegou a 99,02%, uma vez que do total de 20.777.258 animais, 20.573.344 foram vacinados, sendo que 345.544 bovídeos receberam a vacina através da vacinação estratégica.

Este tipo de vacinação é realizada em regiões de risco para a febre aftosa e divide-se em vacinação oficial, acompanhada e assistida. Na "agulha oficial" a vacinação é realizada pelos técnicos do serviço oficial de defesa e na vacinação assistida é realizada pelo produtor na presença do serviço oficial. Já na vacinação fiscalizada, a presença do serviço oficial se faz necessária para orientar e avaliar as condições dos trabalhos de vacinação, conservação da vacina e forma de aplicação.

Segunda etapa

A vacinação da etapa novembro começa pela região do Planalto, no período de 1º a 30 de novembro, com a vacinação de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses; região do Pantanal, de 1º de novembro a 15 de dezembro devendo ser feita a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando); e na região da fronteira, de 1º de outubro a 15 de novembro, com a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade.

(Com informações do Notícias MS)

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".